Ligapokal: A Alemanha já teve sua Copa da Liga

Em muitos países pela Europa é comum que haja a Copa Nacional, administrada pela Federação local e uma Copa da Liga, que é de responsabilidade da liga de clubes do país.

Geralmente, esse tipo de competição é uma oportunidade de dar rodagem para os jovens, um troféu a um pequeno ou até mesmo salvar a temporada de um time grande.

Como se sabe, a Alemanha possui apenas uma Copa, a DFB-Pokal, mas é bom lembrar que o país germânico já teve a sua Copa da Liga e o interessante é que ela era diferente do formato de outras nações.

Conhecida como DFL-Ligapokal, a Copa da Liga Alemã teve a sua primeira edição na temporada 72/73, devido ao atraso do início da Bundesliga por causa das Olimpíadas em Munique.

As equipes da temporada anterior da Bundesliga foram somadas a algumas da Regionalliga totalizando 32, que foram divididas em 8 grupos de 4, onde o 1º avançava às quartas de final.

Leia também:

E o campeão foi o Hamburgo, que bateu Eintracht Braunschweig e Schalke 04 para chegar à final e despachar o Borussia Mönchengladbach, com um sonoro 4×0 no Volksparkstadion.

Ingresso da final da 1º Ligapokal.
Foto: Wikipédia

Depois dessa edição, se passaram 24 anos até que o torneio voltasse à vida, mas com um formato mais acanhado, como se fosse uma Supercopa com mais times.

Antes de começar a temporada 97/98, a Copa da Liga Alemã retornou com 6 times: os 6 primeiros da Bundesliga anterior, que já incluía o campeão da última Copa da Alemanha, o Stuttgart.

Bayern e Stuttgart, por terem sido campeões da Bundesliga e Copa da Alemanha, respectivamente, esperaram na semifinal enquanto os piores colocados se matavam em uma fase preliminar.

O Karlsruher, que havia terminado em 6º na Bundesliga anterior, bateu o 2º (Leverkusen), enquanto o 3º (Dortmund) derrotou o 5º (VfL Bochum). No final o título ficou com os bávaros, que despacharam Dortmund na semi e Stuttgart na final.

Bayern foi o campeão na volta da Ligapokal.
Bayern foi o campeão na volta da Ligapokal.
Foto: fcbayern.com

O Bayern repetiu a dose nas edições de 98, 99 e 2000, derrotando Stuttgart, Werder Bremen e Hertha Berlin na sequência. Nas edições de 2000 e 2001 os berlinenses comemoraram com um bi seguidinho, com Marcelinho Paraíba e o finado Alex Alves brilhando.

Marcelinho Paraíba e Alex Alves foram fundamentais no bi do Hertha na LigaPokal.
Marcelinho Paraíba e Alex Alves foram fundamentais no bi do Hertha na LigaPokal.
Foto: Getty Images

O Hamburgo conseguiu o seu bi na edição de 2003 batendo o Dortmund. Na de 2004 tivemos uma mudança pela primeira vez na história da competição nessa nova fase.

O Dortmund, 6º colocado na temporada anterior, não pode participar do torneio por estar envolvido na disputa da extinta Taça Intertoto, mesma situação do 7º, Schalke, e do 8º, Hamburgo. Então, a vaga caiu no colo do 9º, Hansa Rostock, que saiu logo de cara para o Bayern, que levou seu 5º caneco.

Em 2005, o Schalke 04 conquistou a competição pela primeira vez, assim como o Werder Bremen fez no ano seguinte. Na 12ª edição, em 2007, o torneio disse adeus.

Essa edição de despedida, aliás, foi bem pitoresca, pois o Nuremberg, representante campeão da Copa da Alemanha, era um time de 2ª divisão e para completar a própria Federação Alemã decidiu dar uma vaga para o campeão da Bundesliga 2 no torneio, que no caso foi o Karlsruher.

O Bayern levou o hexa dessa última edição ao bater o Schalke 04 na final.

A Copa da Liga Alemã não foi continuada para o ano seguinte, pois a Eurocopa de 2008 não deixaria espaço no calendário, impossibilitando assim sua realização.

Depois de também não acontecer em 2009 ficou claro que o calendário, cada vez mais congestionado do futebol, não possibilitava uma DFL-Ligapokal e ela acabou sendo extinta.

Você gostaria de ver a Copa da Liga Alemã de volta? Nesse formato ou nos moldes da Copa da Liga Inglesa, por exemplo?

VOCÊ JÁ VIU NOSSO PODCAST SOBRE FUTEBOL INTERNACIONAL?

Gostou do material? Compartilhe com seus amigos.

Equipe FCA

Instagram: @FutebolComAmorbr

Twitter: @FutebolComAmor

Facebook: FutebolComAmor

Contato Comercial: contatofcamor@gmail.com

www.futebolcomamor.com.br

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *