Capitais do futebol: Berna

Capitais do futebol: Berna

O Capitais do futebol retorna à Europa para falar dos clubes de futebol da cidade de Berna, capital de fato da Suíça.

Devido ao seu aspecto medieval, Berna está inscrita na UNESCO como patrimônio da humanidade, pois a sua cidade antiga conseguiu atravessar os séculos.

Cidade Antiga de Berna.
Foto: Europe Travel Centre | ChanBrothersEurope.com

Famosa no mundo do futebol pelo “Milagre de Berna”, quando a Alemanha bateu a favorita Hungria na final da Copa de 54, a cidade também possui clubes tradicionais do futebol local.

Capitais do futebol: Berna

FC Bern

Capitais do futebol: Berna

O Fussballclub Bern é um legítimo time da capital suíça, que foi fundado em 6 de junho de 1894.

Seus melhores momentos foram nos anos vinte do século passado, quando levantaram três troféus em um espaço de cinco anos.

No ano de 1921, o clube alcançou sua primeira glória ao levantar a Och Cup, competição que na época tinha o mesmo peso da Copa da Suíça de tempos atuais.

O título veio em 5 de junho de 1921, na véspera de o clube completar 27 anos ao golear por 5×0 o La Chaux-de-Fonds na grande final.

Em 1923, veio a suposta primeira conquista do campeonato suíço, porém essa alegria durou pouco, já que o Bern perdeu o caneco por ter registrado um jogador fora do prazo.

Dois anos depois, em 1925, o rubro-negro de Berna, que manda seus jogos no Stadion Neufeld, ganhou a sua segunda Och Cup ao bater o Concordia Basilea por 2×0.

Capitais do futebol: Berna

FC Breitenrain

Capitais do futebol: Berna

Fundado em 4 de março de 1994, o Fussball Club Breitenrain surgiu da fusão de dois clubes: FC Minerva e FC Zähringia.

O alvi rubro da capital tem como casa o acanhado estádio Spitalacker e ainda busca chegar à primeira divisão para alçar voos maiores no seu futuro.

Capitais do futebol: Berna

BSC Young Boys

O Berner Sport Club Young Boys é de longe o clube de maior sucesso da capital suíça, um dos de maior prestígio de todo o país e isso se reflete nos seus feitos.

Fundado em 14 de março de 1898, o YB já abocanhou 14 títulos do campeonato suíço, com direito a um tetracampeonato seguido entre os anos de 1957 e 1960 e, mais recentemente, um tri seguido nas temporadas 17/18, 18/19 e 19/20.

Na Copa Suíça,o time que tem como casa o Stadion Wankdorf, também figura entre os maiores vencedores com os seus sete troféus conquistados.

A aventura europeia de maior sucesso do auri-negro de Berna foi na temporada 58/59, quando chegou às semifinais da Copa dos Campeões da Europa.

Capitais do futebol: Berna

FC Biel-Bienne

Vamos terminar com o outro time de Berna a já ter conseguido ser campeão suíço.

Como o próprio nome indica, o Fussballclub Biel/Bienne 1896 surgiu em 13 de novembro de 1896.

O alvi rubro, que manda seus jogos na Tissot Arena, ja ergueu o título do campeonato suíço na temporada de 46/47, um pontinho à frente do vice Lausanne Sports.

O mais engraçado é que na temporada seguinte o Biel-Bienne bebeu do próprio veneno vendo o sonho do bi ir embora ao ficar um ponto atrás do AC Bellinzona, na temporada 47/48.

A equipe também seria vice na temporada 59/60, quando a cidade de Berna fez a “dobradinha” com o Young Boys, levando o título.

Na Copa da Suíça seu maior sucesso foi ter chegado na final em 1961, perdendo de 1×0 para o FC La Chaux-de-Fonds.

Gostou do material?  Compartilhe com seus amigos.

Equipe FCA

Instagram: @FutebolComAmorbr

Twitter: @FutebolComAmor

Facebook: FutebolComAmor

www.futebolcomamor.com.br

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *