Capitais do futebol: Riade

Capitais do futebol: Riade

O Capitais do futebol chega ao Oriente Médio, mais precisamente à capital da Arábia Saudita, para falar sobre os clubes que dividem todas as atenções na cidade.

Riade é a capital e a maior cidade da Arábia Saudita, com cerca de 7 milhões de habitantes na sua área metropolitana.

Seu nome em árabe quer dizer “os jardins”, além disso a localidade é o principal centro econômico, cultural e financeiro do Reino da Arábia Saudita.

Capitais do futebol: Riade
O forte de Al Masmak é um dos maiores pontos turísticos de Riade.
Foto: sunpope.com

Capitais do futebol: Riade

Al Hilal

Fundado em 15 de outubro de 1957, o Al Hilal Saudi Football Club é o maior vencedor do país e um dos quatro clubes que participaram de todas as edições do campeonato saudita desde 1976.

Conhecido como Al-Zaeem (o patrão), o clube já soma 16 troféus da Saudi Professional League, nome oficial do campeonato saudita além de também já ter abocanhado as Copas nacionais.

Na Copa do Rei, foram oito títulos conquistados, já na extinta Copa da Coroa do Príncipe foram treze canecos.

Internacionalmente, o time também é bem sucedido, pois é tricampeão da Liga dos Campeões da Ásia, além de ser bi da Recopa Asiática.

Capitais do futebol: Riade

Al Hilal levanta o título da Liga dos Campeões da Ásia em 2019.
Al Hilal levanta o título da Liga dos Campeões da Ásia em 2019.
Foto: bna.bh

Além das conquistas, o Al Hilal teve algumas estrelas da história do futebol vestindo a sua camisa azul, como foi o caso de Roberto Rivellino.

O tricampeão do mundo defendeu o clube árabe entre 1978 e 1981, conquistando uma Liga e uma Copa do Rei em 1980.

Capitais do futebol: Riade

Rivellino
Rivellino com a taça da Copa do Rei de 1980.
Foto: OldFootballPhotos / Twitter

Outro bastião da bola a passar pela capital foi Mario Jorge Lobo Zagallo, que levou o clube ao título do campeonato saudita de 1979, comandando Rivellino.

Capitais do futebol: Riade

Zagallo
Zagallo foi campeão no Al Hilal.
Foto: AE

Uma curiosidade é que o estádio do Al Hilal, o King Saud University Stadium foi palco da Supercopa da Itália em 2019, entre Juventus e Lazio, obviamente por motivos financeiros.

Capitais do futebol: Riade

Al Nassr

Capitais do futebol: Riade

O Al Nassr Football Club ficou muito conhecido por aqui quando participou do Mundial de Clubes que a FIFA organizou no Brasil em 2000, quando caiu no mesmo grupo que Corinthians e Real Madrid.

Capitais do futebol: Riade 

Al Nassr x Corinthians no Mundial de clubes de 2000.
Al Nassr x Corinthians no Mundial de clubes de 2000.
Foto: OMAR TORRES / AFP / Lance!

Conhecido como “o clube global”, a instituição foi criada em 24 de outubro de 1955 e figura como uma das mais tradicionais e vencedoras de toda a Arábia Saudita.

O nome do clube significa “a vitória” e no seu escudo é representado o mapa do país junto com as cores amarela e azul, que representam a areia do deserto e os mares que banham a nação.

O Najd’s Knight manda seu jogos no exuberante Estádio Internacional Rei Fahd, considerado uma das pérolas de estádio de futebol de todo o planeta.

Capitais do futebol: Riade 

Foto: SPA/File
Estádio Internacional Rei Fahd.
Foto: SPA/File

Em matéria de conquistas, já foram nove títulos da Liga saudita, seis da Copa do Rei e três da Copa da Coroa do Príncipe. Internacionalmente, o clube já levantou a Recopa Asiática.

Al Shabab

Capitais do futebol: Riade

O leão branco de Riade está entre os clubes mais tradicionais e vitoriosos de toda a Arábia Saudita, somando seis títulos do campeonato saudita, sendo o primeiro a conquistar em três anos consecutivos em 91, 92 e 93.

Na Copa do Rei e Copa da Coroa do Príncipe foram três taças, já no âmbito internacional, o clube, que também tem como casa o Estádio Internacional Rei Fahd, levantou a Recopa asiática no ano de 2001.

Entre os brasileiros de maior fama a terem passado pelo clube, se destaca Luiz Felipe Scolari que treinou o Al Shabab na temporada de 1984/1985.

Gostou do material?  Compartilhe com seus amigos.

Equipe FCA

Instagram: @FutebolComAmorbr

Twitter: @FutebolComAmor

Facebook: FutebolComAmor

www.futebolcomamor.com.br

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *