Ajax 100: Como foi o centenário dos de Godenzonen?
| |Ajax 100: Como foi o centenário dos de Godenzonen?
Uma das instituições mais icônicas e respeitadas do mundo do futebol, o Amsterdamsche Football Club Ajax, fundado em 18 de março de 1900, comemorou o centenário da sua linda história na temporada 2000/2001 do futebol europeu e nós vamos te contar como foi.
Ajax 100: Como foi o centenário dos de Godenzonen?
Como chegou?
O gigante de Amsterdã vinha de uma temporada sem títulos, terminando o campeonato holandês na quarta posição, perdendo a supercopa holandesa e parando nas oitavas da Copa da Holanda e na terceira eliminatória da Copa da UEFA.
Quem chegou?
Apesar das maiores contratações terem sido o volante tcheco Tomás Galásek do Willen II e o zagueiro finlandês Petri Pasanen do FC Lahti por 2.7 e 2.6 milhões de euros, respectivamente, o destaque daquela temporada foi a estreia no profissional de Rafael van der Vaart, que viria a ser lenda no clube.

Foto: newsbeezer.com
O manto


Treinador: Co Adriaanse

Ajax 100: Como foi o centenário dos de Godenzonen?
Campeonato Holandês
Foi uma temporada de Eredivisie para esquecer, pois os de Joden terminaram na terceira colocação e não venceram nenhum clássico contra Feyenord e PSV.
O ponto alto da campanha foi a sapatada histórica de 9×0 aplicada no Sparta Rotterdam na rodada 25, porém após essa vitória o time entrou em uma sequência de quatro jogos sem vencer com um empate e três derrotas.
Ajax 100: Como foi o centenário dos de Godenzonen?
Copa da Holanda
Os comandados de Co Adriaanse tiveram o dissabor de serem eliminados logo de cara na Copa da Holanda para um adversário fraco, no caso, o Vitesse, que tombou o gigante na prorrogação das oitavas do torneio.
Ajax 100: Como foi o centenário dos de Godenzonen?
Copa da UEFA
Van der Gun, van der Vaart, Knopper e Grönkjaer foram os destaques do 3×0 na Holanda e da goleada de 6×0 na Bélgica, onde o Ajax eliminou com autoridade o KAA Gent na primeira eliminatória do torneio continental.
Na segunda rodada, a derrota de 1×0 para o FC Lausanne na Suíça dificultou as coisas para a volta na Johan Cruijff Arena (ainda conhecida como Amsterdam Arena).
Apesar de sair na frente com Shota Arveladze logo aos 17 da primeira etapa, os suíços viraram a partida e não valeu de nada o gol de Cedric van der Gun a quase dez minutos para o final da partida, pois o empate de 2×2 eliminou o gigante centenário.
E assim foi o centenário do Ajax, e isso explica porque ele não é muito lembrado.
Gostou do material? Compartilhe com seus amigos.
Equipe FCA
Instagram: @FutebolComAmorbr
Twitter: @FutebolComAmor
Facebook: FutebolComAmor