Borussia Dortmund 100: como foi o centenário dos auri-negros?

Borussia Dortmund 100: como foi o centenário dos auri-negros?

O Ballspielverein Borussia 09 e. V. Dortmund nasceu em 19 de dezembro de 1909 e celebrou seu centenário durante a temporada 2009/2010 do futebol europeu.

Borussia Dortmund 100:

Como chegou?

O Dortmund vinha de uma temporada 08/09 longe das suas tradições, terminando em sexto lugar na Bundesliga, sem se classificar para qualquer competição europeia.

Na Copa da Alemanha, caiu nas oitavas para o Werder Bremen e na Copa da UEFA sucumbiu para o Udinese na primeira eliminatória.

Borussia Dortmund 100:

Quem chegou?

As contratações de maior peso na temporada de centenário foram o zagueiro Mats Hummels, vindo do Bayern por 4.2 milhões de euros e o atacante paraguaio Lucas Barrios do Colo-Colo pela mesma quantia.

Borussia Dortmund
Apresentação de Lucas Barrios.
Foto: reprodução

Um pouco mais barato, mas que viria a ser fundamental no clube foi o zagueiro Sven Bender que chegou do Munique 1860 por 1.5 milhão de euros. Também é importante citar a chegada de Kevin Großkreutz do RW Ahlen a custo zero.

O Manto

Treinador: Jürgen Klopp

Foto: Alex Grimm/Bongarts/Getty Images

Borussia Dortmund 100:

Bundesliga

Apesar de melhorar em relação à temporada anterior, os Die Schwarzgelben tiveram outra campanha decepcionante, terminando na 5º colocação, muito por causa do seu péssimo início, quando ficaram seis partidas sem vencer.

Além disso, o Borussia perdeu todos os jogos frente aos seus maiores rivais, Schalke 04 e Bayern de Munique, contra os bávaros inclusive amargaram uma sonora goleada de 5×1 em pleno Signal Iduna Park.

Copa da Alemanha

Depois de eliminar sem problemas SpVgg Weiden e Karlsruher nas duas primeiras rodadas, os comandados de Jürgen Klopp chegavam às oitavas com a atenção redobrada, pois apesar do VfL Osnabrück ser um time da terceira divisão, acabara de eliminar nada menos do que o Hamburgo na fase anterior.

E o temor virava realidade quando ao final do primeiro tempo os auri-negros já perdiam por 2×0. Com dez da segunda etapa Sahin ainda diminuiu, mas menos de quinze minutos depois o Osnabrück voltou à frente no placar.

Lucas Barrios chegou a diminuir de novo, mas a partida já estava nos acréscimos, não houve tempo para buscar o empate e de forma precoce o Dortmund deixava a Copa da Alemanha pela segunda temporada seguida.

E assim foi o ano do centenário do Borussia Dortmund.

Gostou do material?  Compartilhe com seus amigos.

Equipe FCA

Instagram: @FutebolComAmorbr

Twitter: @FutebolComAmor

Facebook: FutebolComAmor

www.futebolcomamor.com.br

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *