Capitais do futebol: Santiago – parte 1
| |Capitais do futebol: Santiago – parte 1
Nessa semana, o “Capitais do futebol” volta à América do Sul, mais precisamente, para o Chile e vamos falar sobre os times mais importantes da sua capital.
Santiago é a capital chilena e o maior centro urbano, cultural e administrativo do Chile, com uma população de mais de seis milhões de habitantes e fica localizada ao lado da Cordilheira dos Andes.

Foto: Jazmim Jung
Uma curiosidade dos clubes que vamos apresentar nessa primeira parte é que são times fundados por imigrantes de diferentes países, inclusive os três primeiros da série fazem os “Clássicos das colônias”.
Capitais do futebol: Santiago – parte 1
Audax Italiano

Quando os italianos que moravam em Santiago fundaram o Audax, em 1910, inicialmente, a ideia era um clube voltado para o ciclismo, tanto que ele nasceu com o nome de Audax Club Ciclista Italiano.
As raízes com a Itália eram tão fortes que o primeiro escudo da agremiação era totalmente inspirado no brasão das armas da Casa de Savoia.

A partir de 1917, o clube começou as suas atividades no futebol e em 1932 entrou em cena o atual escudo, que conta com uma roda de bicicleta, remontando as suas origens e as cores da bandeira italiana. Em 2007, o time adotou o nome atual: Audax Italiano La Florida.

Foto: mantosdofutebol.com.b
Ao longo de sua história Los Itálicos, que mandam seus jogos no Estádio Bicentenário de La Florida, conquistaram títulos importantes em um passado distante: os campeonatos chilenos de 36, 46, 48 e 57.

Foto: pt.besoccer.com
Capitais do futebol: Santiago – parte 1
Palestino

Fundado por imigrantes palestinos em 1920, na comuna de La Cisterna, o Club Deportivo Palestino é muito mais do que um clube nascido com referências de outro país. Na verdade, a coisa é muito mais séria.
Conhecido como os Árabes, a equipe defende a causa Palestina, inclusive com atos de sua diretoria e torcedores sobre esse assunto, tanto que, apesar da distância geográfica, o clube tem muitos torcedores no país árabe.
Para se ter uma ideia, as partidas do “El Tino-Tino” são transmitidas pela Al Jazeera do Catar. Conhecido também como tricolor, o clube leva as cores da bandeira Palestina.
Em matéria de canecos, o Palestino já levantou por duas vezes o campeonato chileno: em 55 e o último em 78, com um time que contava com Dom Elías Figueroa.

Foto: AlAireLibre.cl
Na sala de troféus do clube, ainda há três Copas do Chile, competição na qual está entre os cinco maiores campeões. Os Árabes também foram tricampeões da Liguilla Pré-Libertadores, torneio para decidir o terceiro e quarto representantes chilenos no torneio continental.

Foto chile.as.com
Capitais do futebol: Santiago – parte 1
Unión Española

Imigrantes espanhóis fundaram o Centro Español de Instrucción y Recreación em 1897, que logo se dividiria em instituições exclusivas para suas modalidades.
Em 1909, nasceu o Club Ciclista Ibérico, voltado para o ciclismo e em 1918 surgiu o Club Ibérico Balompié, direcionado para o futebol. Isso durou até 1922, quando as duas agremiações se fundiram para dar vida ao Unión Deportiva Española.
O ano de 1934 trouxe nova fusão, agora com o Español de Instrucción y Recreación, chegando ao nome de Unión Española, presente até os dias atuais.
Los Rojos de Santa Laura mandam seus jogos no Estádio Santa Laura, localizado na comuna de Independência e levam em seu uniforme as cores vermelha e azul da seleção espanhola.

Foto: Agência Imagen Virtual
Os Hispanos são uma das instituições mais vencedoras do país, já tendo levantando sete Campeonatos Chilenos, duas Copa do Chile, uma Supercopa Nacional e três Liguillas Pré-Libertadores.

Foto: Marcelo Hernández / Photosport
Na competição continental, inclusive, já chegou bem perto do título, mas bateu na trave em 1975, caindo para o Independiente da Argentina na final.
Parte 2 abaixo.
Gostou do material? Compartilhe com seus amigos.
Equipe FCA
Instagram: @FutebolComAmorbr
Twitter: @FutebolComAmor
Facebook: FutebolComAmor