Real Madrid 100: Como foi o centenário dos Merengues?

Real Madrid 100: Como foi o centenário dos Merengues?

Fundado em 6 de março de 1902 como Madrid Football Club, o Real Madrid é o maior vencedor de Champions League/Copa dos Campeões da história.

Seu centenário foi comemorado durante a temporada 2001/2002 do futebol europeu.

Real Madrid 100: Como chegou?

Os Blancos vinham de uma temporada de título, ao terem levantado a La Liga da temporada 2000/2001. Na Champions League caíram para o Bayern de Munique nas semis e na Copa do Rei encararam uma derrota vexatória para o CD Toledo logo na estreia.

Outras perdas que também marcaram foram a do Intercontinental de clubes para o Boca Juniors e a Supercopa da Europa para o Galatasaray.

Real Madrid 100: Como foi o centenário dos Merengues

Real Madrid 100: Quem chegou?

A contratação de maior impacto e valores envolvidos foi a de Zinédine Zidane, vindo da Juventus por 77.5 milhões de euros, quantia recorde para a época em um jogador que viria a ser lenda do clube.

Real Madrid 100: Como foi o centenário dos Merengues

O Manto

Real Madrid 100: Como foi o centenário dos Merengues

O time

Real Madrid 100: Como foi o centenário dos Merengues
Da esquerda para a direita: Em pé: C. Sánchez, Hierro, Helguera, Morientes, Figo e Zidane. Agachados: Makelele, M. Salgado, R. Carlos, Raúl e Solari.

Real Madrid 100: Como foi o centenário dos Merengues?

Treinador: Vicente del Bosque

Real Madrid 100: Supercopa da Espanha

A temporada começou bem para o Madrid, que levantou a Supercopa da Espanha após bater o Real Zaragoza em dois jogos: 1×1 na ida e 3×0 na capital espanhola.

Real Madrid 100: La Liga

Não foi uma La Liga como os Merengues imaginaram, terminando em terceiro lugar, a nove pontos do campeão Valência. O lado bom foi sair invicto dos clássicos com o Barcelona.

Na primeira partida, 2×0 no Santiago Bernabéu, com gols de Morientes e Figo. No segundo turno, empate de 1×1 com Zidane marcando o gol do Real. E haveria mais confrontos entre os dois naquela temporada como vamos ver mais a frente.

Real Madrid 100: Copa do Rei

Com o Barcelona sendo eliminado logo na estreia, se esperava que os madridistas levassem a Copa do Rei com “o pé nas costas”. De fato, o time rumou firme, chegando na final, porém o desfecho foi amargo.

Em um jogo único, disputado no Santiago Bernabéu, o Real caiu frente ao Deportivo La Corunã por 2×1 e, para deixar ainda pior a derrota, a partida foi disputada dia 6 de março de 2002, EXATAMENTE no dia em que o gigante da capital completava cem anos de vida. Não é à toa que esse jogo ficou na história como o “Centenariaço”

Real Madrid 100: UEFA Champions League

Na primeira fase de grupos, os comandados de Vicente del Bosque não tiveram problemas em despachar Roma, Lokomotiv de Moscou e Anderlecht, se classificando em primeiro.

Na segunda fase, mesma situação: caminhada tranquila para terminar em primeiro no grupo e rumar para o mata-mata com a confiança lá em cima.

Nas quartas, uma vingança saborosa sobre o seu algoz da temporada anterior, o Bayern de Munique. Após perder a primeira na Alemanha por 2×1, o Real sacramentou a classificação com um 2×0 em casa, com gols de Guti e Helguera.

Nas semifinais, o confronto mais pesado que poderia acontecer: nada menos do que o arquirrival Barcelona, o que faria tremer a Espanha e toda a Europa.

No Campo Nou, Zidane e McManaman deram a vitória decisiva para o confronto que viu um empate de 1×1 na volta em Madrid, com Raúl marcando o gol Blanco.

Na finalíssima, no estádio Hampden Park em Glasgow, o Real encararia um Bayer Leverkusen histórico que havia batido Liverpool e Manchester na sua caminhada.

Para a alegria de toda a torcida madridista, o Real venceu a batalha frente a um ótimo time alemão, e no final, com um gol de Raúl após um lateral/assistência de Roberto Carlos e aquela verdadeira obra prima feita por Zidane, os merengues levantaram mais uma UEFA Champions League, dessa vez no ano do centenário.

Gostou do material?  Compartilhe com seus amigos.

Equipe FCA

Instagram: @FutebolComAmorbr

Twitter: @FutebolComAmor

Facebook: FutebolComAmor

www.futebolcomamor.com.br

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *