Top 5: artilheiros BR da Serie A italiana

Top 5: artilheiros BR da Serie A italiana

5º – Angelo Sormani – 98 gols

Top 5: artilheiros BR da Serie A italiana

Angelo Benedicto Sormani teve uma rica história na Itália, onde defendeu sete clubes, sendo campeão por dois deles: Milan e Roma.

Apelidado de “O Pelé Branco”, o atacante nascido em Jaú-SP, faturou Coppa Itália, Campeonato italiano, Copa dos Campeões e Intercontinental de clubes com a camisa do Milan. Com a Roma também levou uma Coppa Italia.

Naturalizado italiano, Sormani foi convocado sete vezes para defender a Azurra. No total, o ítalo-brasileiro marcou 98 gols em 359 jogos na Serie A da Itália.

Top 5: artilheiros BR da Serie A italiana

4º – Sérgio Clérice – 102 gols

Top 5: artilheiros BR da Serie A italiana

O paulista Sérgio Clérice jogou em sete times diferentes na Itália, se destacando Calcio Lecco e Napoli, onde marcou a maioria dos seus gols enquanto esteve por lá.

Apelidado de “El Gringo”, o brasileiro marcou incríveis 102 gols em 336 jogos na Serie A italiana.

Top 5: artilheiros BR da Serie A italiana

3º – Dino da Costa – 106 gols

Dino Da Costa Top 5: artilheiros BR da Serie A italiana

O carioca Dino da Costa, foi mais um que fez a sua vida na Europa. Depois de sucesso no Botafogo, o atacante jogou por seis clubes na Itália, sendo campeão em quatro deles.

Na Roma foi campeão da antiga Copa das Feiras, embrião da atual Champions League. Por Juventus e Atalanta ergueu a Coppa Italia e pela Fiorentina além da Copa nacional, também faturou a Recopa Europeia.

Dino se naturalizou italiano defendendo a Azurra em uma oportunidade. Na Serie A marcou 106 gols em 281 jogos.

Top 5: artilheiros BR da Serie A italiana

2º – Luís Vinícius – 154 gols

Luís Vinícius

Luís Vinícius de Menezes era uma verdadeira máquina de fazer gols, mas incrivelmente só conquistou um título na Itália: a Copa Mitropa, uma competição europeia interclubes, com o Bologna.

O mineiro, conhecido como “Luís Vinício” e “Leão”, ainda atuou por Napoli, Inter de Milão e Vicenza, somando 154 gols em 347 jogos na Serie A da Itália.

Top 5: artilheiros BR da Serie A italiana

1º – José Altafini 211 gols

José Altafini

Natural de Piracicaba-SP, José Altafini é o maior brasileiro a já ter jogado na Itália e os números não mentem: foram 211 gols em 455 partidas, a melhor média desse Top 5, com 0.4 gols por jogo.

Ele é o maior artilheiro brasileiro e quinto maior de toda história da Serie A da Itália, tendo sido uma lenda em equipes robustas como o Milan, onde foi bi da italiano e campeão da Copa dos campeões e Juventus, onde também arrematou duas Ligas nacionais.

Campeão do Mundo com o Brasil em 58, ainda com o apelido de “Mazzola”, Altafini se naturalizou italiano e chegou a disputar a Copa do Mundo de 1962 com a camisa da seleção da Itália, agora usando seu nome próprio.

Na época, o Brasil não chamava jogadores que atuavam fora do país e por isso, pelas regras da época, Altafini por ser neto de italianos conseguiu disputar mais um mundial.

Gostou do material?  Compartilhe com seus amigos.

Equipe FCA

Instagram: @FutebolComAmorbr

Twitter: @FutebolComAmor

Facebook: FutebolComAmor

www.futebolcomamor.com.br

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *