Capitais do futebol: Varsóvia

Capitais do futebol: Varsóvia – O “Capitais do futebol” chega à Europa para falar de uma das cidades mais históricas do planeta, que também tem dois clubes de futebol dividindo os corações dos torcedores.

Com cerca de 1.7 milhões de habitantes, Varsóvia é a capital e maior cidade da Polônia. Seu centro histórico foi declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO em 1980.

Capitais do futebol: Varsóvia
O Castelo Real de Varsóvia é um dos pontos turísticos mais visitados da capital polonesa.

Capitais do futebol: Varsóvia

Polônia Varsóvia

Capitais do futebol: Varsóvia

Nascido em 19 de novembro de 1911, o Polonia Warszawa Spółka Akcyjna é o clube de futebol mais antigo da capital e também um dos mais patriotas, como veremos nas linhas a seguir.

A equipe que manda seus jogos no Stadion Polonii Warszawa, inicialmente, jogava com camisas listradas em alvi-negro, mas em 1912 veio a mudança que marcaria a sua identidade.

Capitais do futebol: Varsóvia
Time do KSP ainda com as camisas alvinegras.

Stadion Polonii Warszawa

O Polônia Varsóvia decidiu mudar o seu fardamento e jogar inteiramente de preto e a explicação não poderia ser mais significante: a cor negra veio como uma forma de luto pela invasão e divisão da “Mãe Polônia” em tempos de guerra.

Capitais do futebol: Varsóvia
Linda camisa Polónia Varsóvia

Desde então, a equipe passou a ser conhecida como Czarne koszule (camisas negras).

Em matéria de conquistas a equipe também tem história para contar, já que são bicampeões poloneses. A primeira conquista veio em 1946 e a segunda no ano 2000.

O KSP também já teve a honraria de erguer em duas oportunidades a Copa da Polônia, em 1952 e em 2001, além da Copa da Liga polonesa, conquistada no ano 2000.

Capitais do futebol: Varsóvia

Légia Varsóvia

A história do Légia tem um pouco a ver com a história da Polônia, já que a sua fundação foi em março de 1916, durante as operações militares da Primeira Guerra Mundial no fronte leste, no bairro de Maniewicze em Volhynia .

O clube era o mais popular entre as legiões polonesas, por isso a equipe ficou conhecida como “o time do exército”.

Time do Légia em 1916.

Além de estar entre os maiores campeões do país, com 14 títulos do Campeonato polonês, o Légia Varsóvia também é o mais conhecido do grande público por sempre figurar em competições europeias.

Na Copa da Polônia os legionários são absolutos com 19 títulos, mais de dez na frente do segundo colocado. Coloque nessa conta ainda mais quatro Supercopas nacionais.

Os Legioniści mandam seus jogos no Stadion Wojska Polskiego que, em uma tradução livre, poderia ser definido como Estádio do Exército Polonês. Aliás, a localidade foi durante muitos anos propriedade da força armada do país, mas nos dias atuais pertence à cidade de Varsóvia e leva o nome comercial de Pepsi Arena.

Pepsi Arena.

Gostou do material?  Compartilhe com seus amigos.

Equipe FCA

Instagram: @FutebolComAmorbr

Twitter: @FutebolComAmor

Facebook: FutebolComAmor

www.futebolcomamor.com.br

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *