Juventus 100: Como foi o centenário da Velha Senhora
| |A Juventus Football Club foi fundada em 1º de novembro de 1897 e comemorou o ano de seu centenário na temporada 1997/1998 do futebol europeu.
Juventus 100: Como chegou?
A Vecchia Signora vinha de uma temporada vitoriosa, já que ergueu o título da Serie A com apenas dois pontos de vantagem para o Parma. Outras honrarias foram a Supercopa da UEFA, onde bateu o Paris Saint Germain e a Copa Intercontinental de clubes, vencendo o River Plate.
Na Champions League, uma derrota para o Borussia Dortmund impediu o sonho do bi seguido.
Na Coppa Italia foi eliminada nas quartas de final pela rival Inter de Milão.
Juventus 100: Quem chegou?
A contratação mais cara do ano do centenário da Juve foi Filippo Inzaghi, vindo do Atalanta por cerca de 11.8 milhões de euros, dinheiro bem gasto tendo em conta a carreira do atacante.

O holandês Edgar Davids foi a segunda aquisição mais cara vindo do Milan por 8 milhões de euros. Fabio Pecchia, Alessandro Birindelli, Marcelo Zalayeta e Morgan de Sanctis também chegaram por uma quantia somada de cerca de 11 milhões de euros.
O manto


O time

Agachados: Di Livio, Pessotto, Deschamps, Del Piero, Davids.
Treinador: Marcello Lippi

Juventus 100: Supercopa da Itália
O torcedor juventino abriu a temporada com título ao ver sua equipe bater o Vicenza por 3×0 com dois gols de Inzaghi e erguer a Supercopa da Itália.
Juventus 100: Coppa Italia
Depois de passar pela Fiorentina nas quartas pelos gols fora, a Juve parou nas semifinais para a Lazio, que tinha um verdadeiro esquadrão na época.
Uma derrota de 1×0 em Turim e um empate de 2×2 em Roma selaram a eliminação juventina.
Juventus 100: Serie A
Foi uma temporada memorável para os Bianconeri que levantaram o Scudetto no ano de seu centenário e pelo segundo ano seguido.

Destaque para a vitória de 4×1 sobre o rival Milan com um show de Inzaghi e Del Piero, que marcaram dois cada. O segundo gol de Del Piero, inclusive, foi uma pintura de falta que você pode conferir no vídeo abaixo.
Juventus 100: UEFA Champions League
No grupo B, ao lado de Manchester United, Feyenoord e Kosice da Eslováquia, a Juventus se classificou em segundo com quatro vitórias e duas derrotas. Destaque para a vitória de 1×0 em casa frente o United, adversário mais forte do grupo e a saraivada de 5×1 sobre o Feyenoord, também em Turim.
Nas quartas de final, o Dínamo de Kiev da jovem estrela Andriy Shevchenko não resistiu à Juve, que mesmo após empatar a primeira em casa por 1×1, engatou um 4×1 no segundo jogo na Ucrânia, com direito a hat-trick de Filippo Inzaghi.
Nas semifinais um Monaco, com uma geração de ouro, com nomes como Thiery Henry, David Trézéguet, Fabien Barthez e Willy Sagnol, entrava no caminho juventino que não tomou conhecimento, sapecando 4×1 no delle Alpi com mais um hat-trick de Del Piero. Na volta, na França, uma derrota de 3×2 não fez diferença para a Juve chegar à final pelo terceiro ano seguido.
Na finalíssima, a Juventus encontrava o Real Madrid que não ganhava uma Liga dos Campeões desde 1966. A Velha Senhora foi brava, mas não conseguiu concretizar as chances e, com uma derrota de 1×0, o sonho de ganhar a Europa no centenário não veio.
Gostou do material? Compartilhe com seus amigos.
Equipe FCA
Instagram: @FutebolComAmorbr
Twitter: @FutebolComAmor
Facebook: FutebolComAmor