Entrevista com Mike Harris, dono do The New Saints do País de Gales

The New Saints – Essa semana, o FCA entrevistou Mike Harris, dono do The New Saints Football Club, popularmente conhecido como TNS, equipe que domina o futebol do País de Gales.

Tradição x ganhar dinheiro em ligas inglesas foram algumas das questões colocadas na nossa conversa com o cartola galês.

Olá Mike, como começou sua história no TNS?

“O time do Llansantffraid foi fundado em 1959 e o Oswestry town no final da década de 1890. A minha empresa patrocinou o Llansantffraid em 97 e mudou o seu nome para Total Network Solutions. Em 2003, o Oswestry teve dificuldades financeiras, eu paguei todos os seus débitos e fundi os dois clubes. Isso pavimentou o nosso caminho para ser o time de mais sucesso da Liga.”

Por que os clubes galeses escolhem se filiar à federação inglesa e jogar as ligas da Inglaterra? É um fator puramente econômico?

“Nossa liga é relativamente nova, ela foi fundada apenas em 1992 e sofreu com uma séria falta de investimento, tanto financeiro quanto de atenção da mídia. Isso fez com que o público tivesse uma má impressão da liga que piora com o fato das cidades de Cardiff e Swansea jogarem as ligas inglesas”

“Eles jogam nas ligas inglesas há muito tempo, fizeram a sua história lá e, sim, os prêmios financeiramente são mais altos se você estiver na Championship ou Premier League. Dito isso, clubes galeses ganham mais sucesso na Europa, isso responde a pergunta sobre jogar as ligas inglesas”.

Por que o TNS não seguiu o mesmo caminho? Isso seria um preferência de troféus e tradição ao invés de dinheiro e espaço na mídia?

“Os times que se fundiram e nos originou têm uma longa história jogando no País de Gales antes da Liga Galesa surgir, então a nossa tradição é jogar no País de Gales, o que nos orgulha muito”.

Como é o envolvimento do TNS com as cidades de Oswestry e Llansantffraid-ym-Mechain?

“Nós estamos em um constante crescimento no envolvimento com a nossa comunidade local junto à nossa fundação de caridade, trabalhando com escolas, pessoas desfavorecidas e idosos. Como clube nós jogamos por apenas dez anos em Oswestry e ganhar novos torcedores leva tempo e requer que você tenha sucesso.”

E como o The New Saints trabalha na captação de novos torcedores?

“Nós concentramos o nosso trabalho de captação de torcedores em clubes para os jovens onde os treinamos e encorajamos a participação da família. Com o tempo isso faz novos torcedores para o time”.

E como funciona a distribuição de renda das ligas galesas?

“A liga é muito subfinanciada e a Federação Galesa e os clubes precisam trabalhar duro para encontrar novas receitas para manter a liga”

Para finalizar, qual é o grande rival do The New Saints?

“Historicamente, o nosso maior rival é o Barry Town que originalmente fundou a liga. Posso acrescentar Bangor City e Rhyl, pois ambos têm sido rivais pelo título galês, com muita paixão dentro e fora do campo.”

Agradecemos a atenção de Mike Harris e acreditamos que você ficou sabendo mais sobre o futebol no País de Gales.

Gostou do material?  Compartilhe com seus amigos.

Equipe FCA

Instagram: @FutebolComAmorbr

Twitter: @FutebolComAmor

Facebook: FutebolComAmor

www.futebolcomamor.com.br

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *