Capitais do futebol: Rabat

Capitais do futebol: Rabat – O “Capitais do futebol” dessa semana vai até o norte da África mostrar um pouco dos times mais relevantes da capital do Marrocos.

Rabat é a capital e segunda maior cidade do Marrocos. Fundada em 1150 pelo Califa Almóada Abde Almumi, tem cerca de 1,6 milhões de habitantes.

Capitais do futebol: Rabat
O Mausoléu de Maomé V é um dos principais pontos turísticos de Rabat.

Capitais do futebol: Rabat

Fath Union Sport

O Fath Union Sport foi fundando em 1946, quando o Marrocos ainda estava sob o protetorado da França, sendo considerado o herdeiro do Union Sportive de Rabat-Salé, primeiro clube nacionalista do país que foi dissolvido pelas autoridades francesas em 1944.

Popularmente conhecido como FUS ou FUS Rabat, a equipe chegou a ter sua entrada negada na Liga de futebol francesa da época, sob a alegação de que era um clube nacionalista.

Os Les Rouges et Blancs mandam suas partidas no Stade Moulay Hassan.

Capitais do futebol: Rabat
Stade Moulay Hassan.

O príncipe Moulay Abdallah era um dos maiores torcedores do clube, tendo inclusive injetado dinheiro no FUS e ajudado a instituição a conseguir muitos coisa. Não à toa foi presidente honorário do time.

Em matéria de títulos, os Les Fussistes têm muito do que se orgulhar, pois a equipe levantou troféus tanto dentro quanto fora do Marrocos.

Depois de 5 vices ao longo de sua história, a primeira glória nacional veio em 2016, quando levantou a Botola Pro 1, nome oficial do campeonato marroquino.

FUS Rabat campeão marroquino de 2016.
FUS Rabat campeão marroquino de 2016.

O alvi-rubro de Rabat também é hexacampeão da Copa do Marrocos, oficialmente chamada de Coupe du Trône. A equipe está na lista dos maiores vencedores dessa competição.

Em 2010 o FUS Rabat teve a maior conquista da sua história ao erguer o troféu da Copa das Confederações da CAF, uma competição continental africana equivalente à Liga Europa e Copa Sul-Americana.

FUS Rabat campeão da Copa das Confederações da CAF de 2010.
FUS Rabat campeão da Copa das Confederações da CAF de 2010.

Capitais do futebol: Rabat

Association Sportive des FAR

Association Sportive des FAR

Nascida logo após o Marrocos se declarar independente, a Association Sportive des Forces Armées Royales foi fundada em 1º de setembro de 1958, por iniciativa do príncipe Molay Al Hassan, que era um grande fã de futebol.

A realeza baixou um decreto para que fossem descobertos potenciais jogadores nas Forças Armadas Reais e que fossem treinados tecnicamente e fisicamente.

E os resultados vieram rápido, pois um ano depois da sua fundação, quando ainda estava na segunda divisão, o ASFAR levantou o seu primeiro troféu, a Copa do Marrocos.

ASFAR campeão da Copa do Marrocos com apenas um ano de vida.

E também não demorou muito para ganhar o campeonato marroquino, pois em 1961, com apenas três anos de vida, os Les Militaires levantaram a maior glória nacional.

A equipe que manda seus jogos no Estádio Príncipe Moulay Abdellah é uma das equipes mais vencedoras e populares do Marrocos, com uma gama de conquistas de fazer inveja a muitos clubes.

Capitais do futebol: Rabat
Estádio Príncipe Moulay Abdellah.

Os Les Conquérants já computam doze títulos do Campeonato Marroquino e onze da Copa do Marrocos, competição na qual é o maior vencedor da história.

Em duas ocasiões a equipe da capital ultrapassou as fronteiras e conquistou o continente: a primeira foi em 1985, quando ergueu a Copa dos Campeões da África, a segunda veio 20 anos depois, quando o ASFAR levantou a Copa das Confederações da CAF de 2005, que, como já dissemos lá em cima, é um torneio equivalente à Liga Europa e Copa Sul-Americana.

Time do ASFAR campeão da Copa das Confederações da CAF de 2005.

Gostou do material?  Compartilhe com seus amigos.

Equipe FCA

Instagram: @FutebolComAmorbr

Twitter: @FutebolComAmor

Facebook: FutebolComAmor

www.futebolcomamor.com.br

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *