Capitais do futebol: Washington D.C.

Capitais do futebol: Washington D.C. – A série Capitais do futebol dessa semana vai até a terra do Tio Sam para mostrar o futebol dos times da capital dos Estados Unidos.

Capitólio dos Estados Unidos.

Alguns nem existem mais, porém tiveram que entrar na nossa lista pela sua importância histórica.

Capitais do futebol: Washington, D.C.

Washington Whips

Capitais do futebol: Washington D.C.

Os chicotes de Washington tiveram uma breve história. A equipe foi fundada em 1967 para jogar a antiga National Professional Soccer League, um campeonato de uma federação paralela que teve apenas um ano de vida.

Essa liga era composta por times importados de ligas estrangeiras e coube ao Aberdeen da Escócia representar o time da capital que adotou o nome Washington Whips, após um concurso em um jornal local.

A equipe tinha como mandatário Earl Foreman, que além de advogado, também era dono de outras agremiações esportivas pelos Estados Unidos.

Capitais do futebol: Washington D.C.

Os Whips mandavam seus jogos no Robert F. Kennedy Memorial Stadium, que pode ser visto do capitólio, onde jogaram as duas temporadas da sua vida.

Capitais do futebol: Washington D.C.
Robert F. Kennedy Memorial Stadium.

Em 1967 foi campeão da divisão leste, mas foi derrotado na grande final pelo Los Angeles Wolves. Em 1968, já com a fusão das ligas e com os elencos feitos do zero, a equipe não conseguiu se classificar para os playoffs.

Capitais do futebol: Washington D.C.

Capitais do futebol: Washington, D.C.

Washington Darts

Capitais do futebol: Washington D.C.

Criado em 1963, pelo imigrante escocês Norman Sutherlan e alguns praticantes de futebol na capital americana, o clube foi fundado como Washington Britannica e se profissionalizou em 1967. No ano seguinte, adotou o nome de Washington Darts.

Os dardos de Washington tiveram uma história curta, mas vitoriosa, pois foram bicampeões seguidos da American Soccer League, a segunda liga de maior importância na pirâmide do futebol americano da época.

Capitais do futebol: Washington D.C.

Em 1970 a equipe se afiliou à North American Soccer League, a liga de maior relevância do país, e foi nesse ano que venceu um título internacional.

Naquela temporada, a NASL convidou algumas equipes de fora dos EUA para jogar contra os times da sua liga e o mais curioso é que essas partidas contavam pontos para o campeonato.

Hoepel de Israel, Varzim de Portugal, Hertha Berlin da Alemanha e o inglês Coventry City foram os times que participaram. Os Darts tiveram uma campanha invicta de duas vitórias e dois empates e levaram a International Cup daquele ano.

Washington Darts campeão da NASL International Cup de 1970.

O jogo de maior torcida da história dos Dardos foi contra nada menos do que o Santos de Pelé, em 1970, no Robert F. Kennedy Memorial Stadium, com um público de 13.878 torcedores.

Ao longo de sua história, a agremiação também jogou no Woodrow Wilson Stadium e no Brookland Stadium, campos pertencentes, respectivamente, a uma escola e uma universidade.

Após o fim da temporada de 1971, a franquia se mudou para Miami.

Capitais do futebol: Washington, D.C.

Washington Diplomats

O Washington Diplomats foi fundado em 1974 como uma franquia de expansão da North American Soccer League, com toda a expectativa que um time da capital poderia trazer para a liga.

Os Dips, assim como os outros times que vimos, também mandavam seus jogos no Robert F. Kennedy Memorial Stadium.

Ao longo de sua história, os diplomatas conseguiram, no máximo, se classificar para os playoffs, mas nunca passaram da primeira rodada e a sua jornada não foi honrada com nenhum troféu.

Na verdade, o que mais destacou o time foi quando um dos maiores jogadores da história do futebol envergou a sua camisa vermelha com uma faixa transversal branca.

Estamos falando de Johan Cruyff, que em 1980, já com seus 33 anos, assinou com os Dips. A lenda holandesa jogou toda a temporada daquele ano.

Johan Cruyff jogando pelos Diplomats.

Os Dips fecharam as portas ao final da temporada de 80, por motivos fnanceiros. No ano seguinte, o Detroit Express se mudou para Washington, para ser o “novo Diplomats”, porém a equipe durou apenas uma temporada.

Capitais do futebol: Washington, D.C.

D.C. United

Vamos terminar com o time que atualmente representa a capital dos Estados Unidos, o D.C. United, que nasceu em 1996 e é um dos clubes fundadores da Major League Soccer.

O D.C. já nasceu com um nome diferente do padrão da América do Norte, adotando uma alcunha mais europeia, inspirado em times como o Manchester United e o Leeds United. Também é uma das poucas equipes do mundo com o primeiro uniforme predominantemente preto.

Nos primeiros anos da Major League Soccer, a equipe foi extremamente vitoriosa, tendo conquistado a maioria dos seus títulos entre os anos de 96 e 98, sob o comando de Bruce Arena.

O D.C. foi o primeiro campeão da história da MLS, em 96.

Alguns jogadores famosos entraram para a história do clube, como os bolivianos Jaime Moreno e Marco “El Diablo” Etcheverry e, mais recentemente, o inglês Wayne Rooney.

Marco “El Diablo” Etcheverry e Jaime Moreno.
Wayne Rooney

Em matéria de títulos, os Black-and-Reds têm muito do que se orgulhar, pois já levantaram quatro troféus da MLS e três da US Open Cup. O D.C. também ganhou por quatro vezes o Supporters’ Shield, prêmio dado à equipe de melhor aproveitamento na fase de pontos corridos da MLS.

D.C. United campeão da MLS de 2004.

Internacionalmente, os “Unidos de D.C.”, também já sentiram o gosto da vitória, pois conquistaram a Liga dos Campeões da CONCACAF de 1998, batendo os mexicanos León e Toluca nas semis e na decisão, respectivamente.

No mesmo ano, a equipe enfrentou o Vasco da Gama pela Copa Interamericana, competição hoje extinta, que reunia os campeões da Liga dos Campeões da CONCACAF e da Libertadores da América.

E o D.C. United levou a melhor: após perder o primeiro jogo em Washington por 1×0, conseguiu reverter a segunda partida também disputada nos EUA.

No Lockhart Stadium em Fort Lauderdale, na Flórida, Tony Sanneh e Eddie Pope foram os nomes do 2×0 que deram a taça ao clube da capital dos Estados Unidos.

No vídeo abaixo você pode conferir os gols dos títulos internacionais dos Black-and-Reds.

Gostou do material?  Compartilhe com seus amigos.

Equipe FCA

Instagram: @FutebolComAmorbr

Twitter: @FutebolComAmor

Facebook: FutebolComAmor

www.futebolcomamor.com.br

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *