Liverpool 100: Como foi o centenário dos Reds

O Liverpool Football Club foi fundado em 3 de junho de 1892, por isso seu centenário foi comemorado na temporada 92/93 da temporada europeia de futebol.

Liverpool 100: Como chegou?

Os Reds vinham de uma temporada 91/92 com alguns eventos históricos: começando pelo fato de ser a primeira temporada do clube em uma competição da UEFA após sete anos, devido ao banimento de competições continentais por conta da tragédia de Heysel.

39 pessoas morreram e várias ficaram feridas devido aos atos de hooliganismo da torcida do Liverpool na final da Copa dos campeões de 1985.

Posteriormente, foi o fato de ter sido uma temporada de vitória, já que o Liverpool bateu o Sunderland na final da FA Cup e levou mais um troféu para casa.

No demais, um sexto lugar no campeonato, quarta rodada na Copa da Liga e uma eliminação nas quartas de final da Copa da UEFA.

Liverpool 100: Quem chegou?

As contratações de maiores valores envolvidos foram a do volante Paul Stewart, vindo do Tottenham por 2.5 milhões de euros e do goleiro David James que veio do Watford por 1.4 milhões de euros.

Liverpool 100
Paul Stewart e David James foram as contratações mais caras do centenário do Liverpool.

O manto

Camisa do centenário do Liverpool.

O time

Você pode conferir o nome de todos da foto clicando aqui.

Liverpool 100: Community Shield

Abrindo a temporada do centenário, uma amostra do que viria a ser aquele ano. Derrota de 4×3 para o Leeds United na Supercopa da Inglaterra.

Liverpool 100: Premier League

Os comandados de Graeme Souness conseguiram apenas repetir a temporada anterior, acabando novamente no sexto lugar da primeira temporada da Premier League, 25 pontos atrás do campeão Manchester United.

Lenda como jogador dos Reds, Graeme Souness foi o treinador dos Reds no ano do centenário.

Liverpool 100: Copas nacionais

O Liverpool não conseguiu renovar o seu título da FA Cup na temporada do seu centenário, sendo eliminado na terceira rodada para o Bolton.

Já na Copa da Liga mais um insucesso, dessa vez na quarta rodada, caindo para o Crystal Palace na prorrogação.

Liverpool 100: Recopa Europeia

A Recopa Europeia foi uma competição continental da UEFA que reunia os campeões das Copas nacionais pelo velho continente e os Reds entraram como campeões da FA Cup da temporada anterior.

Após eliminar o Apollon Limassol do Chipre com um 8×2 no agregado nos dois jogos, o gigante de Liverpool caiu nas oitavas de final para o Spartak de Moscou, de Valeri Karpin, com duas derrotas categóricas, 4×2 na Rússia e 2×0 na Inglaterra.

Gostou do material?  Compartilhe com seus amigos.

Equipe FCA

Instagram: @FutebolComAmorbr

Twitter: @FutebolComAmor

Facebook: FutebolComAmor

www.futebolcomamor.com.br

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *