Entrevista com Peter Mattsson: Presidente do IFK Mariehamn da Finlândia

Peter Mattsson IFK Mariehamn – Continuando a nossa série de entrevistas com pessoas relevantes de clubes ao redor do mundo, dessa vez vamos até a terra do Papai Noel.

Nós entrevistamos Peter Mattsson, presidente do IFK Mariehamn, um clube de uma ilha chamada Åland, na Finlândia, que fica a 329 km da capital Helsinque.

IFK Mariehamn

O futebol finlandês não muito é conhecido pelos brasileiros. Aqui os mais apaixonados conhecem jogadores famosos como Jari Litmanen e em matéria de clubes, o HJK de Helsinque (e olha lá).

 Jari Litmanen
Campeão da Champions com o Ajax em 95 e com passagens vitoriosas por Barcelona e Liverpool: Litmanen é, sem dúvida, o maior jogador finlandês da história.

Peter, comece nos falando mais sobre o IFK Mariehamn e que posição ele ocupa no futebol finlandes.

” O IFK Mariehamn é um clube fundado em 1919. Originalmente, o futebol não era parte do clube até a sua primeira partida em 1931, quando houve uma mudança de foco e hoje é a maior parte do clube. Assim como na vida, ninguém pode correr antes de engatinhar e andar e o desenvolvimento do IFK foi sempre baseado de forma firme, mas devagar.”

E assim o IFK começou a virar um clube relevante.

“Foi no ano de 2004 que o IFK conseguiu chegar na primeira divisão da Finlândia. Desde então, nós conseguimos nos manter lá, por mais que a nossa ilha Åland tenha apenas 30 mil habitantes, enquanto o resto da Finlândia tem 5 milhões. Acreditamos que a nossa presença na liga encorajou outras pequenas comunidades que tudo é possível e nem sempre o tamanho importa no futebol. Nossos corações são grandes, embora a condição financeira limitada.”

Wiklöf Holding Aren
A Wiklöf Holding Arena, acanhado estádio do IFK tem capacidade para 1.635 torcedores.

E como o IFK se envolve com a cidade?

“O IFK é extremamente importante para tudo em Åland, incluindo a cidade de Mariehamn que conta com uma população de 11 mil habitantes. Diariamente, mais de mil jovens estão praticando nos campos da nossa cidade. O futebol inclui e envolve, além disso é assunto de grande interesse de lugares em todo mundo, assim como vocês no Brasil! Nós dividimos nossas vitórias e derrotas e fazemos grandes avanços juntos.”

Imagem aérea de Mariehamn
Imagem aérea de Mariehamn, se você olhar bem vai achar o estádio do IFK no meio da foto.

O IFK conseguiu seu primeiro título em 2015, ganhando a Copa da Finlândia e no ano seguinte levantou o troféu mais importante do país com a conquista da Liga finlandesa, o quanto foram mágicos esses dois anos para o clube e para a cidade?

“Não, não há como explicar! Você realmente não joga futebol apenas para ganhar por mais que alguns torcedores achem isso. Na realidade você constrói um time aos poucos e às vezes algumas coisas dão certo e outras não. Quando de repente se mantém certo e você está no topo da tabela, é realmente difícil acreditar o que exatamente aconteceu.”

O IFK faturou seu primeiro campeonato finlandês em 2016.
O IFK faturou seu primeiro campeonato finlandês em 2016.

E continuou…

“Essas conquistas foram muito mais do que nossas, em toda Mariehamn e Åland cresceu a noção de comunidade Nós ganhamos de times da capital da Finlândia com seus mais de um milhão de habitantes e força financeira incomparável com a nossa.”

E quais são os planos para o futuro?

“Ganhar novamente e competir em torneios continentais! Naturalmente, muito mais importante é desenvolver nosso clube e nossos jogadores, no futebol e na arte de ser humanos. Nós acreditamos que futebol é muito mais do que ganhar e perder, futebol é uma parte natural da rotina diária e quando nós vamos bem, todos ganham.”

Como funciona o trabalho do IFK para captar novos torcedores?

“Sendo transparente, aberto e inclusivo. Nós somos um time pequeno de uma cidade pequena localizada em uma ilha pequena onde todos são importantes. Sabendo que ninguém é melhor do que ninguém, o clube tem que se assegurar de que todos estão incluídos, sendo vistos e escutados.”

Torcida do IFK Mariehamn.
Torcida do IFK Mariehamn.

Como funciona a distribuição do prêmio em dinheiro do campeonato finlandês? O clube acha justo?

“Geralmente, sim. O futebol finlandês é bem pobre comparado a outros países europeus, a premiação que é paga pela Federação de Futebol da Finlândia é justa, porém infelizmente não é o bastante.”

Veikkausliiga
Veikkausliiga é o nome oficial da Liga finlandesa.

Como funciona a captação de novos talentos do IFK?

‘Basicamente, dos nossos jovens jogadores. Nós organizamos uma categoria de base onde nós tentamos desenvolver aqueles com certo talento para algo ainda melhor. Mesmo assim, nós tentamos manter os meninos/meninas jogando o máximo que seja possível. Nossa visão é que você raramente verá quem será o próximo grande jogador até que eles estejam no final da adolescência.”

Jogadores da academia do IFK Mariehamn
Jogadores da academia do IFK Mariehamn.

Quem é o grande ídolo da história do IFK?

” Daniel Sjölund, um jogador nascido em Åland, vindo da categoria de base do clube que jogou no West Ham, Liverpool, Djurgården e Norrköping para citar apenas alguns clubes onde ele passou. No final de sua carreira, Daniel retornou para o IFK para jogar um ano antes de se aposentar.”

Daniel Sjölund
Daniel Sjölund teve 37 convocações para a seleção da Finlândia.

E o grande rival?

“Todos os outros da liga! E quem quer que seja o nosso oponente em qualquer partida. Nós encaramos todos de forma igualitária.”

Peter, aqui fica um espaço para você falar alguma coisa importante que possamos ter deixado de perguntar.

“O futebol é internacional, e nós agradecemos o interesse do Brasil em nosso pequeno clube. Agora, nós estamos como o resto do mundo, restritos devido o Coronavirus. Por isso, é importante nos comunicarmos para mostrar a todos para vislumbrar um futuro melhor.”

Nós agradecemos muito toda a atenção e simpatia de Peter Mattsson e desejamos muita sorte a ele e ao IFK Mariehamn para o futuro!

Peter Mattsson
Peter Mattsson IFK Mariehamn

Gostou do material?  Compartilhe com seus amigos.

Equipe FCA

Instagram: @FutebolComAmorbr

Twitter: @FutebolComAmor

Facebook: FutebolComAmor

Canal no Youtube: FutebolcomAmorSite

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *