Entrevista com Joacim Heier: CEO do Fredrikstad FK da Noruega

Fredrikstad FK – Caso você não lembre ou ainda não conhecia nosso site, a primeira postagem do Futebol Com Amor foi sobre o Fredrikstad Fotballklubb, clube vencedor e tradicional na Noruega, que em tempos atuais não figura entre os mais fortes do país.

Lá explicamos toda a história do clube, porém achamos que falar com alguém ligado à agremiação pudesse nos trazer mais respostas, por isso nós conversamos com o ex-goleiro e atual CEO do FFK, Joacim Heier, que nos deu uma visão de dentro desse verdadeiro gigante adormecido.

Fredrikstad FK, - Joacim Heier
Joacim Heier.

Olá Joacim, muito obrigado por bater um papo com a gente. Gostaríamos de começar falando sobre a impressão que temos sobre o futebol norueguês, pois aqui a maioria só conhece o Rosenborg e a seleção da Noruega. Você poderia nos falar sobre a importância do Fredrikstad no futebol do país?

“O FFK teve vários períodos ao longo dos últimos 120 anos, sendo o melhor clube da Noruega, dos anos 30 aos anos 70, quando o clube teve ótimas temporadas. Não apenas conquistando títulos com o time principal, mas também produzindo alguns dos melhores jogadores da Noruega e vencendo torneios nas categorias de base.”

Quanto o FFK é importante para a cidade de Fredrikstad? Como o clube se envolve com ela?

“A cidade de Fredrikstad é uma das poucas cidades de futebol na Noruega. No momento, o clube está no terceiro escalão do futebol nacional, o que não estávamos acostumados, mas por outro lado, só há provavelmente dois ou três clubes na Noruega que teriam a torcida ao seu lado mesmo nessa situação. Quando estávamos na nossa melhor forma na primeira divisão, cerca de 15% da população da cidade ia ao estádio nos jogos em casa..”

“Nós temos um ditado que diz “Fredrikstad é FFK e FFK é Fredrikstad.”

Fredrikstad FK - Torcida do Fredrikstad
Torcida do Fredrikstad.

Porque o Rosenborg é tão dominante na Noruega? O que eles têm que os outros não têm?

“Primeiro de tudo, o Rosenborg teve uma sequência fantástica ao longo dos últimos 30 anos (O Rosenborg faturou 19 dos últimos 30 campeonatos noruegueses). E competindo na Champions League um ano atrás do outro nos anos 90. Isso deu a eles muitos torcedores, não apenas na cidade de Trondheim, mas em todo o país. Todo esse sucesso deu a ele uma condição financeira robusta que eles usaram de forma inteligente.”

Rosenborg é o "Papa Títulos" da Noruega.
Rosenborg é o “Papa Títulos” da Noruega.

Como funciona a distribuição de dinheiro nas ligas da Noruega? O clube acha justo?

“Na Noruega, a federação de futebol tem um sistema que distribui o dinheiro não apenas de acordo com a posição na tabela. Também são consideradas coisas como o nível de revelação de jovens atletas. Os clubes estão felizes com esse sistema.”

É verdade que no início da era do profissionalismo do futebol, o FFK demorou a entrar nesse caminho e por isso ficou para trás?

“Sim, isso é uma das verdades. Nos anos 80, o futebol começou a se profissionalizar na Noruega, mas o FFK foi devagar em entrar nessa era. Eu não acho que foi apenas porque não queriam, mas também porque o clube não tinha condições financeiras para fazer isso. Na época, Fredrikstad era uma cidade industrial sem muito dinheiro.”

O FFK ganhou a Copa da Noruega em 1984, após 22 anos sem levantar nenhum troféu, como as coisas ocorreram para o clube após essa glória?

“Foi fantástico ganhar a Copa da Noruega, mas nesse ano o FFK também foi rebaixado dando início a um período de 20 anos sem jogar a primeira divisão, porém em 2006 foi histórico, pois ganhamos novamente a Copa e o nosso novo estádio estava quase pronto.”

Per Egil Ahlsen marcando de penalty o 2º gol do Fredrikstad FK na final da Copa da Noruega de 84.
Per Egil Ahlsen marcando de penalty o 2º gol do Fredrikstad FK na final da
Copa da Noruega de 84.

A respeito do estádio, ele foi construído onde havia um estaleiro, inclusive as arquibancadas laterais foram feitas aproveitando a estrutura da antiga construção. Como surgiu essa ideia?

“Veio de uma empresa de arquitetura da cidade. O velho estaleiro foi deixado em ruínas após ter declarado falência no final dos anos 80. Agora essa grande área está crescendo e se tornando uma parte totalmente nova da cidade. O Fredrikstad Stadion foi a primeira construção, agora há outras fantásticas em volta do estádio e muitas mais virão nos próximos 20-30 anos.”

Fredrikstad Stadion
Fredrikstad Stadion.

Qual a importância de Knut Torbjørn Eggen para a história do FFK?

“Knut Torbjørn Eggen é uma grande parte da história moderna do Fredrikstad. Pegando o clube na terceira divisão em 2002 e o levando de volta à elite, além de ter ganhado a Copa da Noruega de 2006.”

Eggen levou o clube a conquista da Copa da Noruega de 2006, última glória do FFK
Eggen levou o clube à conquista da Copa da Noruega de 2006: última glória do FFK.

Qual é o maior rival do FFK?

“É o Sarpsborg 08 FF.”

Sarpsborg 08 FF Fredrikstad FK

Como funciona o sistema de captação de jovens talentos do FFK?

” O Fredrikstad é o maior clube na nossa região e os melhores jogadores começam no FFK com 13 anos.”

Jogadores das categorias de base do Fredrikstad FK.
Jogadores das categorias de base do Fredrikstad FK.

Segundo maior vencedor de ligas norueguesas, terceiro em Copas da Noruega, 20 troféus nacionais e uma história mais gloriosa do que muitos “Novos Ricos” do futebol por aí… COMO o FFK foi parar na terceira divisão?

“Essa é uma pergunta difícil. Economia é um grande fator para isso. No período entre 2009 e 2013 o clube passou por profundas dificuldades financeiras e a falta de um caminho claro causou muitas mudanças na diretoria e comissão técnica. Agora o clube está se reconstruindo com mais consistência e uma ideia clara de como seguir em frente.”

Será que Fredrikstad FK voltará aos tempos de glória?

E quais são os planos do Fredrikstad para o futuro?

‘O clube trabalha com planos para cinco anos e nos próximos cinco anos nosso objetivo é voltar à primeira divisão da Noruega.”

Joacim Heier.

Nós desejamos boa sorte para o Joacim Heier na retomada do gigante norueguês!

Gostou do material?  Compartilhe com seus amigos.

Equipe FCA

Instagram: @FutebolComAmorbr

Twitter: @FutebolComAmor

Facebook: FutebolComAmor

Canal no Youtube: FutebolcomAmorSite

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *