Entrevista com Joacim Heier: CEO do Fredrikstad FK da Noruega
| |Fredrikstad FK – Caso você não lembre ou ainda não conhecia nosso site, a primeira postagem do Futebol Com Amor foi sobre o Fredrikstad Fotballklubb, clube vencedor e tradicional na Noruega, que em tempos atuais não figura entre os mais fortes do país.
Lá explicamos toda a história do clube, porém achamos que falar com alguém ligado à agremiação pudesse nos trazer mais respostas, por isso nós conversamos com o ex-goleiro e atual CEO do FFK, Joacim Heier, que nos deu uma visão de dentro desse verdadeiro gigante adormecido.

Olá Joacim, muito obrigado por bater um papo com a gente. Gostaríamos de começar falando sobre a impressão que temos sobre o futebol norueguês, pois aqui a maioria só conhece o Rosenborg e a seleção da Noruega. Você poderia nos falar sobre a importância do Fredrikstad no futebol do país?
“O FFK teve vários períodos ao longo dos últimos 120 anos, sendo o melhor clube da Noruega, dos anos 30 aos anos 70, quando o clube teve ótimas temporadas. Não apenas conquistando títulos com o time principal, mas também produzindo alguns dos melhores jogadores da Noruega e vencendo torneios nas categorias de base.”
Quanto o FFK é importante para a cidade de Fredrikstad? Como o clube se envolve com ela?
“A cidade de Fredrikstad é uma das poucas cidades de futebol na Noruega. No momento, o clube está no terceiro escalão do futebol nacional, o que não estávamos acostumados, mas por outro lado, só há provavelmente dois ou três clubes na Noruega que teriam a torcida ao seu lado mesmo nessa situação. Quando estávamos na nossa melhor forma na primeira divisão, cerca de 15% da população da cidade ia ao estádio nos jogos em casa..”
“Nós temos um ditado que diz “Fredrikstad é FFK e FFK é Fredrikstad.”

Porque o Rosenborg é tão dominante na Noruega? O que eles têm que os outros não têm?
“Primeiro de tudo, o Rosenborg teve uma sequência fantástica ao longo dos últimos 30 anos (O Rosenborg faturou 19 dos últimos 30 campeonatos noruegueses). E competindo na Champions League um ano atrás do outro nos anos 90. Isso deu a eles muitos torcedores, não apenas na cidade de Trondheim, mas em todo o país. Todo esse sucesso deu a ele uma condição financeira robusta que eles usaram de forma inteligente.”

Como funciona a distribuição de dinheiro nas ligas da Noruega? O clube acha justo?
“Na Noruega, a federação de futebol tem um sistema que distribui o dinheiro não apenas de acordo com a posição na tabela. Também são consideradas coisas como o nível de revelação de jovens atletas. Os clubes estão felizes com esse sistema.”
É verdade que no início da era do profissionalismo do futebol, o FFK demorou a entrar nesse caminho e por isso ficou para trás?
“Sim, isso é uma das verdades. Nos anos 80, o futebol começou a se profissionalizar na Noruega, mas o FFK foi devagar em entrar nessa era. Eu não acho que foi apenas porque não queriam, mas também porque o clube não tinha condições financeiras para fazer isso. Na época, Fredrikstad era uma cidade industrial sem muito dinheiro.”
O FFK ganhou a Copa da Noruega em 1984, após 22 anos sem levantar nenhum troféu, como as coisas ocorreram para o clube após essa glória?
“Foi fantástico ganhar a Copa da Noruega, mas nesse ano o FFK também foi rebaixado dando início a um período de 20 anos sem jogar a primeira divisão, porém em 2006 foi histórico, pois ganhamos novamente a Copa e o nosso novo estádio estava quase pronto.”

Copa da Noruega de 84.
A respeito do estádio, ele foi construído onde havia um estaleiro, inclusive as arquibancadas laterais foram feitas aproveitando a estrutura da antiga construção. Como surgiu essa ideia?
“Veio de uma empresa de arquitetura da cidade. O velho estaleiro foi deixado em ruínas após ter declarado falência no final dos anos 80. Agora essa grande área está crescendo e se tornando uma parte totalmente nova da cidade. O Fredrikstad Stadion foi a primeira construção, agora há outras fantásticas em volta do estádio e muitas mais virão nos próximos 20-30 anos.”

Qual a importância de Knut Torbjørn Eggen para a história do FFK?
“Knut Torbjørn Eggen é uma grande parte da história moderna do Fredrikstad. Pegando o clube na terceira divisão em 2002 e o levando de volta à elite, além de ter ganhado a Copa da Noruega de 2006.”

Qual é o maior rival do FFK?
“É o Sarpsborg 08 FF.”

Como funciona o sistema de captação de jovens talentos do FFK?
” O Fredrikstad é o maior clube na nossa região e os melhores jogadores começam no FFK com 13 anos.”

Segundo maior vencedor de ligas norueguesas, terceiro em Copas da Noruega, 20 troféus nacionais e uma história mais gloriosa do que muitos “Novos Ricos” do futebol por aí… COMO o FFK foi parar na terceira divisão?
“Essa é uma pergunta difícil. Economia é um grande fator para isso. No período entre 2009 e 2013 o clube passou por profundas dificuldades financeiras e a falta de um caminho claro causou muitas mudanças na diretoria e comissão técnica. Agora o clube está se reconstruindo com mais consistência e uma ideia clara de como seguir em frente.”

E quais são os planos do Fredrikstad para o futuro?
‘O clube trabalha com planos para cinco anos e nos próximos cinco anos nosso objetivo é voltar à primeira divisão da Noruega.”

Nós desejamos boa sorte para o Joacim Heier na retomada do gigante norueguês!
Gostou do material? Compartilhe com seus amigos.
Equipe FCA
Instagram: @FutebolComAmorbr
Twitter: @FutebolComAmor
Facebook: FutebolComAmor
Canal no Youtube: FutebolcomAmorSite