Vejle Boldklub – Um gigante adormecido na Dinamarca
| |Vejle Boldklub – Um gigante adormecido na Dinamarca – FC Copenhague e Brøndby são, sem dúvidas, os times mais conhecidos da Dinamarca. Hoje em dia, poderíamos incluir o FC Midtjylland que chegou a disputar torneios europeus nos últimos anos.
Mas acredite, há ainda outros clubes no país da Pequena Sereia que ostentam uma robusta história e possuem uma sala de troféus felpuda.
Um exemplo é o clube tema do post de hoje, o Vejle Boldklub.
Vejle Boldklub
Um pouco de Geografia
Fundado em 1891 e tendo adotado a prática do futebol em 1902, o Vejle Boldklub é o orgulho da cidade de Vejle, localizada no sudoeste da Dinamarca, a cerca de 240 km da capital Copenhague.
A localidade é muito conhecida pelos seus Fjords, colinas arborizadas e moinhos de vento, além do seu porto.

Vejle Boldklub
Início vitorioso
Os De Røde (Os vermelhos) podem se orgulhar de ter troféus de calibre incalculável na sua sala de honras. O VB conquistou nada menos do que cinco campeonatos dinamarqueses, 3 a mais do que o já citado FC Midtjylland, por exemplo.
O clube manda seus jogos no Vejle Stadium, que foi inaugurado em 2008.

A primeira glória veio em 1958, quando faturou a dobradinha levando também a sua primeira Copa da Dinamarca, pela qual conseguiu um bicampeonato, ganhando novamente em 1959, liderados por nomes históricos como Tommy Troelsen e Henning Enoksen.

Esses dois, acompanhados por Poul Meje e o capitão Poul Jensen, formaram o quarteto do clube que conquistou a medalha de prata com a Dinamarca nas olimpíadas de 1960, em Roma.
Vejle Boldklub
Década perdida e renascimento
Os anos 60, definitivamente, não cumpriram a expectativa de continuidade da hegemonia do final dos 50, pois o VB conseguiu apenas um vice-campeonato da liga, em 65, e da Copa, em 68.
Na década seguinte as coisas mudaram, e o clube conseguiu fazer a sua torcida feliz no ano em que completava 80 anos de história.
Em 71, com um futebol rápido e ofensivo, o Vejle conquistou o bi da liga dinamarquesa e ainda assegurou a sua vaga na Copa dos Campeões da Europa do ano seguinte.
Dentre as estrelas desse time se destacaram Flemming Serritslev, que chegou a atuar por 11 anos no clube, e Allan Simonsen que chegou a ter sucesso na Alemanha e na Espanha posteriormente, atuando por Borussia Mönchengladbach e Barcelona.

Em 72, veio a segunda dobradinha da sua história ao papar Campeonato e Copa nacionais no mesmo ano. Naquele momento não havia dúvida sobre quem mandava no país escandinavo.
Do final da década de 70 até o meio de 80, o VB ainda faturou mais três Copas da Dinamarca em 75, 77 e 81, além de mais duas ligas em 78 e 84.
Vejle Boldklub e seu lugar na história
Depois dessa época dourada, o Vejle passou por maus bocados: problemas financeiros, mudanças de administração e rebaixamentos, mas nada que manchasse a história desse clube.

O Vejle Boldklub está entre os 10 maiores campeões da liga dinamarquesa, com 5 troféus, além de figurar na quarta posição em matéria de títulos de Copa da Dinamarca, com 6 canecos levantados, ou seja, 11 honrarias nacionais que merecem ser respeitadas.
Gostou do material? Compartilhe com seus amigos.
Equipe FCA
Instagram: @FutebolComAmorbr
Twitter: @FutebolComAmor
Facebook: FutebolComAmor
Canal no Youtube: FutebolcomAmorSite