Vejle Boldklub – Um gigante adormecido na Dinamarca

Vejle Boldklub – Um gigante adormecido na Dinamarca – FC Copenhague e Brøndby são, sem dúvidas, os times mais conhecidos da Dinamarca. Hoje em dia, poderíamos incluir o FC Midtjylland que chegou a disputar torneios europeus nos últimos anos.

Mas acredite, há ainda outros clubes no país da Pequena Sereia que ostentam uma robusta história e possuem uma sala de troféus felpuda.

Um exemplo é o clube tema do post de hoje, o Vejle Boldklub.

Vejle Boldklub

Um pouco de Geografia

Fundado em 1891 e tendo adotado a prática do futebol em 1902, o Vejle Boldklub é o orgulho da cidade de Vejle, localizada no sudoeste da Dinamarca, a cerca de 240 km da capital Copenhague.

A localidade é muito conhecida pelos seus Fjords, colinas arborizadas e moinhos de vento, além do seu porto.

Vejle Boldklub - Foto do complexo residencial "A onda".
O complexo residencial “A onda” é um dos pontos turísticos de Vejle.

Vejle Boldklub

Início vitorioso

Os De Røde (Os vermelhos) podem se orgulhar de ter troféus de calibre incalculável na sua sala de honras. O VB conquistou nada menos do que cinco campeonatos dinamarqueses, 3 a mais do que o já citado FC Midtjylland, por exemplo.

O clube manda seus jogos no Vejle Stadium, que foi inaugurado em 2008.

O estádido do Vejle Boldklub.
Vejle Stadium.

A primeira glória veio em 1958, quando faturou a dobradinha levando também a sua primeira Copa da Dinamarca, pela qual conseguiu um bicampeonato, ganhando novamente em 1959, liderados por nomes históricos como Tommy Troelsen e Henning Enoksen.

Tommy Troelsen
Tommy Troelsen devotou toda a sua carreira ao Vejle: foram 11 anos no clube.

Esses dois, acompanhados por Poul Meje e o capitão Poul Jensen, formaram o quarteto do clube que conquistou a medalha de prata com a Dinamarca nas olimpíadas de 1960, em Roma.

Vejle Boldklub

Década perdida e renascimento

Os anos 60, definitivamente, não cumpriram a expectativa de continuidade da hegemonia do final dos 50, pois o VB conseguiu apenas um vice-campeonato da liga, em 65, e da Copa, em 68.

Na década seguinte as coisas mudaram, e o clube conseguiu fazer a sua torcida feliz no ano em que completava 80 anos de história.

Em 71, com um futebol rápido e ofensivo, o Vejle conquistou o bi da liga dinamarquesa e ainda assegurou a sua vaga na Copa dos Campeões da Europa do ano seguinte.

Dentre as estrelas desse time se destacaram Flemming Serritslev, que chegou a atuar por 11 anos no clube, e Allan Simonsen que chegou a ter sucesso na Alemanha e na Espanha posteriormente, atuando por Borussia Mönchengladbach e Barcelona.

Allan Simonsen jogando pelo Vejle Boldklub
Allan Simonsen foi o melhor jogador da história do Vejle Boldklub.

Em 72, veio a segunda dobradinha da sua história ao papar Campeonato e Copa nacionais no mesmo ano. Naquele momento não havia dúvida sobre quem mandava no país escandinavo.

Do final da década de 70 até o meio de 80, o VB ainda faturou mais três Copas da Dinamarca em 75, 77 e 81, além de mais duas ligas em 78 e 84.

Vejle Boldklub e seu lugar na história

Depois dessa época dourada, o Vejle passou por maus bocados: problemas financeiros, mudanças de administração e rebaixamentos, mas nada que manchasse a história desse clube.

Camisa do Vejle Boldklub da temporada 19/20.
Camisa do Vejle Boldklub da temporada 19/20.

O Vejle Boldklub está entre os 10 maiores campeões da liga dinamarquesa, com 5 troféus, além de figurar na quarta posição em matéria de títulos de Copa da Dinamarca, com 6 canecos levantados, ou seja, 11 honrarias nacionais que merecem ser respeitadas.

Gostou do material?  Compartilhe com seus amigos.

Equipe FCA

Instagram: @FutebolComAmorbr

Twitter: @FutebolComAmor

Facebook: FutebolComAmor

Canal no Youtube: FutebolcomAmorSite

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *