A geografia alternativa do futebol

O futebol consegue fazer coisas bem peculiares, principalmente, quando a questão é geográfica. Vamos ver hoje como a geografia do futebol pode ser muito alternativa em vários aspectos.

A geografia alternativa do futebol

Austrália na Ásia?

A geografia alternativa do futebol - Bandeira da Austrália.

Todos sabem que o país continental se localiza na Oceania, porém, no futebol, a Austrália é considerada uma nação asiática. Isso se deve basicamente pela diferença abissal dos Socceroos frente aos outros países do seu continente.

Estar filiado e disputando campeonatos pela federação asiática fez com que os australianos conseguissem continuar a evoluir o esporte no país, já que começaram a disputar jogos contra adversários de melhor qualidade.

A geografia alternativa do futebol - Seleção australiana.
Seleção da Austrália joga na Ásia.

A geografia alternativa do futebol

Israel na Europa?

A geografia alternativa do futebol - bandeira de Israel.

Sim, o país do Oriente Médio, no futebol, é considerado europeu. Por tensões políticas e religiosas, a FIFA se viu obrigada a mudar Israel de federação, pois na época que estava filiada à federação asiática, as seleções de países muçulmanos simplesmente se recusavam a jogar contra os israelenses, por isso, além de jogar as eliminatórias europeias, seus times ainda têm vaga em torneios europeus de clubes.

A geografia alternativa do futebol - seleção de Israel.
Seleção de Israel joga na Europa.

A geografia alternativa do futebol

México na América do Sul?

A geografia alternativa do futebol -  bandeira do México

Os times mexicanos jogaram durante muito tempo a Copa Libertadores da América. Os norte-americanos chegaram a fazer boas campanhas no torneio de times da América do Sul e a expectativa é que voltem a disputar a competição, caso os calendários de CONMEBOL e CONCACAF se entendam.

Time do Tigres vice-campeão da Libertadores de 2015.
O mexicano Tigres foi vice-campeão da Libertadores, em 2015.

Quanto à seleção do México, essa chegou a disputar várias vezes a Copa América. Os motivos dessa aberração geográfica seriam a economia e a proximidade cultural.

A geografia alternativa do futebol

Copa América?

Jogador da seleção do Japão jogando a Copa América.

Na teoria, a Copa América é uma competição formada por todos os times da América do Sul, para saber qual é a melhor seleção do continente.

Mas é só na teoria mesmo porque ao longo de sua história esse campeonato já contou com times das Américas do Norte e Central, como Estados Unidos, México, Costa Rica, Panamá e Honduras, além dos caribenhos Jamaica e Haiti e dos asiáticos Japão e Catar.

Gostou do material?  Compartilhe com seus amigos.

Equipe FCA

Instagram: @FutebolComAmorbr

Twitter: @FutebolComAmor

Facebook: FutebolComAmor

Canal no Youtube: FutebolcomAmorSite

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *