FC Eindhoven – outrora maior que o PSV

FC Eindhoven – O PSV é um clube tão representativo da cidade de Eindhoven que muitos acham que o nome da cidade na verdade é o nome do time e os um pouco mais informados creem que a instituição criada pelos trabalhadores da Philips (PSV =  Philips Sport Vereniging) são os únicos representantes de futebol profissional na cidade.

Ok! Inegavelmente os vermelho e branco são um colosso, já ganharam até Copa dos Campeões, em 1988, além de ser um dos maiores vencedores dos Países Baixos, sem contar que já tiveram jogadores como Romário e Ronaldo envergando seu fardamento. Só que isso tudo não faz com que ele fale sozinho na cidade do sul da Holanda.

PSV, campeão da Copa dos Campeões de 1988.
PSV, campeão da Copa dos Campeões de 1988.



FC Eindhoven – outrora maior que o PSV

Quatro anos antes do rival, em 1909, surgia o  EVV Eindhoven que se estabeleceu como  FC Eindhoven, em 2002. No início do século passado, o clube era, de fato, o maior da cidade. Fora fundado por alemães residentes no país e leva a cor do brasão de Eindhoven que, na época, era azul. A sua camisa tradicionalmente sempre foi branca com listras azuladas.

Camisa do FC Eindhoven

Os Blauw-witten fizeram história para o futebol da cidade, pois se o PSV foi o primeiro time da região a levantar um título de Liga Holandesa, em 1929, coube ao FC Eindhoven a trazer para casa o primeiro troféu da Copa da Holanda, em 1937, batendo por 1×0 o extinto De Spartaan.

O alviceleste foi o único campeão dessa competição na cidade durante os próximos 13 anos, até 1950, quando o time da Philips também conseguiu essa honraria.

Troféu da Copa da Holanda
Troféu da Copa da Holanda

Na temporada 1953-54 veio a maior conquista da instituição. Depois de terminar a primeira fase em primeiro com sobras em seu grupo, o FCE posteriormente se classificou para o quadrangular final onde se reuniam os campeões dos outros grupos para assim se decidir o campeão da liga holandesa daquele ano.

FC Eindhoven – outrora maior que o PSV

E dentre esses 3 rivais um era justamente o seu vizinho. E, mesmo com o PSV já sendo forte naquela época, foi o lado azul e branco da cidade que sorriu mais naquele ano. O FC Eindoven foi campeão do quadrangular, 3 pontos à frente do rival, que acabou em terceiro.

Foto do Jan Louwers Stadion, estádio do FC Eindhoven.
Jan Louwers Stadion, o acanhado estádio do FC Eindhoven, com capacidade para 4.600 pessoas.

Depois desse ano glorioso nunca mais foi um clube que brigou para ser um time forte da cidade, pois com o surgimento do futebol profissional, a distância entre ele e o PSV foi ficando cada vez maior.

Tanto que a rivalidade entre os times sempre foi em cima da famigerada “batalha de classes”, com o FC Eindvohen considerando o PSV um time de privilegiados, por ter como origem trabalhadores da Philips, enquanto eles se consideram o time do povo.

A rivalidade nem existe tanto, já que é difícil o FC Eindvohen estar na primeira divisão e só uma hecatombe faria o PSV ser rebaixado.  Aliás, o chamado “Derby da cidade da luz” fica só na teoria. 

Entre os clubes não há nenhum tipo de animosidade, pelo contrário, as instituições têm uma parceria desde 2004, com a finalidade de troca de jogadores.

O Helmond Sport que fica na cidade homônima, a 15 km de Eindhoven é o que se pode considerar de grande rival do FC Eindhoven nos dias atuais.

Se bem que uma vitória em um eventual derby seria muito comemorada com toda a certeza.

Gostou do material?  Compartilhe com seus amigos.

Equipe FCA

Instagram: @FutebolComAmorbr

Twitter: @FutebolComAmor

Facebook: FutebolComAmor

Canal no Youtube: FutebolcomAmorSite

2 Comments

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *