FC Eindhoven – outrora maior que o PSV
| |FC Eindhoven – O PSV é um clube tão representativo da cidade de Eindhoven que muitos acham que o nome da cidade na verdade é o nome do time e os um pouco mais informados creem que a instituição criada pelos trabalhadores da Philips (PSV = Philips Sport Vereniging) são os únicos representantes de futebol profissional na cidade.
Ok! Inegavelmente os vermelho e branco são um colosso, já ganharam até Copa dos Campeões, em 1988, além de ser um dos maiores vencedores dos Países Baixos, sem contar que já tiveram jogadores como Romário e Ronaldo envergando seu fardamento. Só que isso tudo não faz com que ele fale sozinho na cidade do sul da Holanda.

FC Eindhoven – outrora maior que o PSV
Quatro anos antes do rival, em 1909, surgia o EVV Eindhoven que se estabeleceu como FC Eindhoven, em 2002. No início do século passado, o clube era, de fato, o maior da cidade. Fora fundado por alemães residentes no país e leva a cor do brasão de Eindhoven que, na época, era azul. A sua camisa tradicionalmente sempre foi branca com listras azuladas.

Os Blauw-witten fizeram história para o futebol da cidade, pois se o PSV foi o primeiro time da região a levantar um título de Liga Holandesa, em 1929, coube ao FC Eindhoven a trazer para casa o primeiro troféu da Copa da Holanda, em 1937, batendo por 1×0 o extinto De Spartaan.
O alviceleste foi o único campeão dessa competição na cidade durante os próximos 13 anos, até 1950, quando o time da Philips também conseguiu essa honraria.

Na temporada 1953-54 veio a maior conquista da instituição. Depois de terminar a primeira fase em primeiro com sobras em seu grupo, o FCE posteriormente se classificou para o quadrangular final onde se reuniam os campeões dos outros grupos para assim se decidir o campeão da liga holandesa daquele ano.
FC Eindhoven – outrora maior que o PSV
E dentre esses 3 rivais um era justamente o seu vizinho. E, mesmo com o PSV já sendo forte naquela época, foi o lado azul e branco da cidade que sorriu mais naquele ano. O FC Eindoven foi campeão do quadrangular, 3 pontos à frente do rival, que acabou em terceiro.

Depois desse ano glorioso nunca mais foi um clube que brigou para ser um time forte da cidade, pois com o surgimento do futebol profissional, a distância entre ele e o PSV foi ficando cada vez maior.
Tanto que a rivalidade entre os times sempre foi em cima da famigerada “batalha de classes”, com o FC Eindvohen considerando o PSV um time de privilegiados, por ter como origem trabalhadores da Philips, enquanto eles se consideram o time do povo.
A rivalidade nem existe tanto, já que é difícil o FC Eindvohen estar na primeira divisão e só uma hecatombe faria o PSV ser rebaixado. Aliás, o chamado “Derby da cidade da luz” fica só na teoria.
Entre os clubes não há nenhum tipo de animosidade, pelo contrário, as instituições têm uma parceria desde 2004, com a finalidade de troca de jogadores.
O Helmond Sport que fica na cidade homônima, a 15 km de Eindhoven é o que se pode considerar de grande rival do FC Eindhoven nos dias atuais.
Se bem que uma vitória em um eventual derby seria muito comemorada com toda a certeza.
Gostou do material? Compartilhe com seus amigos.
Equipe FCA
Instagram: @FutebolComAmorbr
Twitter: @FutebolComAmor
Facebook: FutebolComAmor
Canal no Youtube: FutebolcomAmorSite