Patrocínios icônicos nas camisas de futebol 2

Patrocínios icônicos nas camisas de futebol 2 – Nessa segunda parte, vamos falar de mais algumas camisas que ficaram marcadas na história pelos seus patrocínios que, de tão significativos, marcaram época dentro do futebol. E se você não viu a parte 1, onde falamos por exemplo, da clássica camisa da Fiorentina patrocinada pela Nintendo, basta clicar aqui.

Patrocínios icônicos nas camisas de futebol 2

Juventus – SONY

Patrocínios icônicos nas camisas de futebol 2 - Camisa da Juventus com patrocínio da Sony

Essa camisa ficou tão marcada que se alguém citar a Juventus do final dos anos 90, vai falar sobre jogadores como Zidane, Del Piero, Pavel Nedved e Vialli, vai lembrar também que nesse período a velha senhora chegou a três finais de Champions League seguidas em 96, 97 e 98, e é claro, vai destacar o ano de 96, quando foi campeã. 

A pessoa vai falar tudo isso e vai complementar falando da “camisa da Sony”. A multinacional japonesa, quinto maior conglomerado de mídia do mundo, patrocinou a Juve nessa época e marcou tanto que muitos torcedores pedem a sua volta, fazendo até montagens com o uniforme atual e o patrocínio antigo.

Zidane e Del Piero com a camisa da Juve no final dos anos 90.
Zidane e Del Piero com a camisa da Juve no final dos anos 90.

Patrocínios icônicos nas camisas de futebol 2

Newcastle – Newcastle Brown Ale

Patrocínios icônicos nas camisas de futebol 2 - Camisa do Newcastle

Para muitos um patrocínio delicioso, a cerveja britânica Newcastle Brown Ale, patrocinou o time do norte da Inglaterra no final dos anos 90 e marcou por estampar o seu rótulo na camisa dos Magpies. Alan Shearer e David Ginola envergando este fardamento ficaram na história e na memória do fã de futebol jogado na terra da rainha.

Patrocínios icônicos nas camisas de futebol 2 - Foto da cerveja Newcastle Brown Ale
O mesmo rótulo da garrafa foi parar na camisa do Newcastle.

Patrocínios icônicos nas camisas de futebol 2

Palmeiras – Parmalat

Patrocínios icônicos nas camisas de futebol 2 - Camisa do Palmeiras com patrocínio da Parmalat.

O patrocínio da Parmalat no Palmeiras não se resumiu apenas a comprar um espaço para divulgação na camisa do clube. Na verdade, foi uma parceria entre o verdão e a empresa italiana de produtos alimentícios, que tinha como objetivo contratação de grandes jogadores para formar belos times, o que marcou como um dos períodos mais vitoriosos do alviverde paulista.

Com essa parceria vieram títulos nacionais e internacionais como a Copa Libertadores de 99, por exemplo. Durante esse período, até mesmo a camisa ganhou listras brancas, fugindo da tradicional toda verde. Lembrar dessa camisa é lembrar de Edmundo, Evair, Alex, Marcos e por aí vai.

Patrocínios icônicos nas camisas de futebol 2 - Foto de Cesar Sampaio levantando a Copa Libertadores de 99.
Palmeiras campeão da Libertadores de 99 com o patrocínio da Parmalat.

Patrocínios icônicos nas camisas de futebol 2

Corinthians – DDD Embratel

Patrocínios icônicos nas camisas de futebol 2 - Camisa do Corinthians com o patrocínio do DDD da Embratel.

Essa pode até não ser a camisa mais bonita da história do alvinegro paulista e também não durou por muito tempo, mas marcou de uma tal forma que muitos se lembram dela no título do campeonato brasileiro do Corinthians, de 1998. 

Só que a história desse patrocínio é bem pitoresca. O timão tinha o patrocínio do Banco Excel, porém o mesmo foi comprado pelo banco espanhol Bilbao Vizcaya, que rompeu o contrato com o time paulista. Basicamente, os espanhóis queriam evitar uma confusão com a marca antiga e também afirmaram não querer fazer marketing esportivo.

Então, em cima da hora, houve um acordo com a Embratel, porém sem tempo hábil para mudar a estampa para o primeiro jogo, o nome da empresa de telecomunicações foi bordado por cima do Banco Excel, mas nas mangas nada se pode fazer e a logo do banco continuou lá.

Patrocínio da Embratel costurado às pressas para o 1º jogo, porém não conseguiram resolver as mangas.
Patrocínio da Embratel costurado às pressas para o 1º jogo, porém não conseguiram resolver as mangas.

Já para as 2 próximas partidas o timão bordou o DDD da Embratel e ainda fez ações de marketing com os garotos que representavam os DDD, inclusive chegando a entrar em campo com eles.

Ação de marketing do Corinthians com os "meninos DDD".
Ação de marketing do Corinthians com os “meninos DDD”.

Patrocínios icônicos nas camisas de futebol 2

Grêmio – Coca-Cola

Patrocínios icônicos nas camisas de futebol 2 - Foto da camisa do Grêmio com patrocínio da Coca Cola

O grêmio chegou a levantar títulos importantes nos 8 anos em que teve o patrocínio da Coca-Cola estampada no seu uniforme, dentre eles podemos citar a conquista de Copa do Brasil.

Só que apesar de a cor da empresa de refrigerantes americana ser vermelha, na camisa do tricolor gaúcho a marca foi obrigada, pela primeira vez, a mudar de cor e assim colocar um fundo preto. Tudo isso porque o clube não admite estampar a cor do seu principal rival no uniforme, no caso, a cor vermelha do Internacional.

Grêmio campeão da Copa do Brasil com o patrocínio preto da Coca-Cola.
Grêmio campeão da Copa do Brasil com o patrocínio preto da Coca-Cola.

Gostou do material?  Compartilhe com seus amigos.

Equipe FCA

Instagram: @FutebolComAmorbr

Twitter: @FutebolComAmor

Facebook: FutebolComAmor

Canal no Youtube: FutebolcomAmorSite

One Comment

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *