Patrocínios icônicos nas camisas de futebol

Patrocínios icônicos nas camisas de futebol – O futebol moderno trouxe muitas novidades para o jogo ao longo do tempo. Pequenos clubes viraram potências mundiais e jogadores de futebol viraram celebridades .

Pegando carona nisso, as empresas começaram a estampar suas marcas nos fardamentos dos times pelo mundo para que pudessem se associar a uma marca vencedora. 

Os mais antigos detestam isso, pois dizem que o uniforme tem que ser limpo. De fato, uma camisa cheia de patrocinadores, “estilo abadá”, macula o manto e deixa muito confuso de se olhar com tantas misturas de cores e segmentos de marcas.

Patrocínios icônicos nas camisas de futebol - Camisa do Corinthians com patrocínio até na axila.
A camisa do Corinthians chegou a ter patrocínio até na axila, do desodorante Avanço.

Só que para a geração que começou a gostar de futebol já na época do marketing mais avançado, não existe essa rejeição, muito pelo contrário, há uniformes que marcaram na memória de muitos apaixonados pelo futebol. Óbvio que são muitos exemplares em mesmos time em épocas diferentes, por isso vamos começar a nossa série mostrando 5.

Patrocínios icônicos nas camisas de futebol

Fiorentina – Nintendo

Patrocínios icônicos nas camisas de futebol - Camisa da Fiorenta com a logo da Nintendi.

A camisa violeta da Fiorentina já é uma das mais bonitas do futebol, mas colocar a empresa de vídeo-games Nintendo estampado no seu fardamento foi marcante para todos, principalmente, para quem era jovem na época e consumia os jogos da empresa nipônica. Jogadores como Rui Costa, Batistuta e Edmundo vestiram esse belo exemplar.

Batigol com a bela camisa viola.

Patrocínios icônicos nas camisas de futebol

Arsenal – SEGA

Jogadores do Arsenal com a camisa patrocinada pela SEGA.

No final dos anos 90, a empresa de jogos eletrônicos investiu pesado em marketing no esporte. E o clube de maior visibilidade que ostentou seu logo foi o Arsenal, mas, diferente da Nintendo, não foi apenas o nome da SEGA que aparecia na camisa, o console recém lançado “Dreamcast” também foi usado. Provavelmente, todo fã de futebol coloca o olho nessa camisa e lembra de Thierry Henry iniciando nos gunners.

Foto de Thierry Henry com a camisa do Arsenal.
Henry em seu primeiro ano de Arsenal.

Patrocínios icônicos nas camisas de futebol

Real Madrid – Teka

Patrocínios icônicos nas camisas de futebol - Foto da camisa do Real Madrid patrocinada pela Teka.

Além de desfilar lendas do futebol, os merengues levantaram vários troféus com a marca da multinacional Alemã de cama, mesa e banho, Teka, que marcou tanto que até hoje deixa saudade nos aficionados madridistas. Raúl Gonzales é com certeza o maior expoente dessa época.

Patrocínios icônicos nas camisas de futebol - Foto de Raúl Gonzales
Raúl é lenda nos blancos, não à toa chamado de “Raúl Madrid”.

Patrocínios icônicos nas camisas de futebol

Vasco da gama – SBT

Patrocínios icônicos nas camisas de futebol - foto da camisa do vasco com SBT estampado.

Como um patrocínio usado por apenas um jogo e sem o time receber nada por isso, pode ser icônico? Resposta simples: vingança. No segundo jogo da final do campeonato brasileiro de 2000, o alambrado do estádio de São Januário caiu, ferindo muitos torcedores que tiveram que ser levados até o gramado para receber os primeiros socorros. 

As imagens ao vivo, mostravam o então presidente Eurico Miranda, se preocupando prioritariamente com o atendimento aos feridos, porém a Rede Globo pinçou uma imagem em que ele pedia para tirar os torcedores do gramado e fez uma matéria dando a entender que ele só se preocupara com o andamento da partida. 

O governador à época, Anthony Garotinho realmente cancelou o jogo, que foi disputado novamente dias depois. Então, “de sacanagem”, Eurico estampou a marca do SBT, principal concorrente da Globo, na frente e nas costas, completamente de graça, fazendo com que a emissora carioca divulgasse o logo do rival em seu canal por mais de 2 horas de jogo.

Dentro de campo Romário é um dos jogadores mais lembrados com essa camisa que entrou para a história.

Foto de Eurico e Romário.
Eurico e Romário, comemorando o título do brasileiro, com a logo do SBT na camisa.

Patrocínios icônicos nas camisas de futebol

Getafe – Burguer King

Patrocínios icônicos nas camisas de futebol - Camisa do Getafe patrocinada pelo Burger King.

O time da cidade localizada na grande Madrid não é a equipe mais forte da Espanha e tão pouco sua camisa é a 8ª maravilha. Mas a sacada que o clube teve ao fechar o patrocínio do Burguer King foi digna de Oscar.

O Getafe estampou a marca da rede de restaurantes fast-food americana na parte da frente da camisa. Ok! Até aí nada demais. Só que o clube também aplicou uma imagem do rei, símbolo da empresa, na parte de dentro da camisa, de uma forma que se o jogador colocasse ela no rosto após o gol, também faria uma bela propaganda do BK.

Patrocínios icônicos nas camisas de futebol - Foto da parte de dentro da camisa do Getafe.
Patrocínio por dentro da camisa. Grande sacada.

PARTE 2

Gostou do material?  Compartilhe com seus amigos.

Equipe FCA

Instagram: @FutebolComAmorbr

Twitter: @FutebolComAmor

Facebook: FutebolComAmor

Canal no Youtube: FutebolcomAmorSite

One Comment

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *