Paris FC: clube que já foi um só com o PSG
| |Paris FC – Existem algumas agremiações de futebol que são tão ricas e vitoriosas, que o seu destaque ofusca outros times da mesma cidade. Um exemplo notável é o Pais Saint-Germain, que já há algum tempo é o principal expoente do esporte jogado na cidade luz.
Para nós aqui no Brasil, o fato de tantos brasileiros terem feito sucesso no PSG nos anos 90, serviu para que sua popularidade crescesse, e é claro, depois que o futebol internacional passou a ser mais difundido e ganhar relevância, hoje em dia existem até brasileiros que torcem para a equipe.
Apesar dessa introdução, o texto a seguir não se trata do PSG, e sim do Paris FC, equipe que já chegou a ser uma só com o bilionário da capital.
Paris FC
O início
O Paris Football Club foi fundado em 1969 e apenas um ano depois de seu nascimento, se fundiu com o Stade Saint-Germain para criar o Paris Saint-Germain.
Basicamente, o objetivo era ter um time forte e único na capital, até aí a ideia foi ótima, pois não é raro ver times que tenham surgido de objetivos como esse, assim como você viu no post sobre o FC Copenhague, que caso não tenha visto, basta clicar aqui.
Infelizmente para os envolvidos, a parceria não pode continuar por um motivo financeiro/político. A prefeitura da cidade de Paris simplesmente se recusou a financiar uma equipe que não fosse sediada na cidade.
Só para posicionamento geográfico, o clube recém fundido tinha sua sede em Saint-Germain-en-Laye, subúrbio de Paris, que fica a cerca de 19km da capital.

Esse fato fez com que a fusão tivesse que ser desfeita, o Paris FC ficou com o direito de permanecer na primeira divisão francesa, de manter todos os jogadores de seu elenco e de poder mandar as suas partidas no estádio Parque dos Príncipes.

A outra parte, como todos sabem, manteve o nome de Paris Saint-Germain e se viu obrigado a abraçar um belo rabo de foguete, já que, com a divisão, o clube foi rebaixado diretamente para a terceira divisão do futebol francês. Impressionante como o mundo dá voltas, já que os times a partir daí fizeram caminhos completamente opostos.

Enquanto o PSG se tornou o colosso de hoje em dia, conquistando títulos, disputando UEFA Champions League e contando com jogadores que marcaram o cenário do futebol mundial, o PFC não conseguiu se estabelecer como um clube competitivo, foi rebaixado, nunca conseguiu voltar e se consolidar à Elite. E pensar que no início dos 70 era ele o time mais forte e com mais torcida da região.

Na verdade, o lado B da cidade luz nunca sequer conseguiu levantar um troféu de expressão, seja ele a Ligue 1 ou alguma Copa. Na verdade o “outro Paris” só pode se orgulhar, de certa forma, de ver jogadores e profissionais do futebol oriundos do clube, que chegaram a ter um certo sucesso em suas carreiras.
No caso, estamos falando do zagueiro Mamadou Sakho, que chegou a jogar no Liverpool e ser convocado para a seleção da França. Ele teve a primeira parte da sua formação como jogador no Paris FC, dos 6 aos 12 anos, antes de rumar para o rival PSG.

O treinador Roger Lemerre, foi outro profissional a ter iniciado sua carreira no Paris FC e posteriormente ter vencido na carreira. O técnico levou a França ao título da Euro de 2000.

Gostou do material? Compartilhe com seus amigos.
Equipe FCA
Instagram: @FutebolComAmorbr
Twitter: @FutebolComAmor
Facebook: FutebolComAmor
Canal no Youtube: FutebolcomAmorSite