Coisas fora de campo que o futebol te ensinou

Coisas fora de campo que o futebol te ensinou – O futebol, além de ser um esporte, muitas vezes faz o papel de um professor de geopolítica, pois leva ao conhecimento do público, lugares, conflitos e culturas que se não fosse a bola, provavelmente nunca saberiam ou não se interessariam.

Vamos falar um pouco sobre esses fatos que deixam as pessoas mais cultas/informadas sobre a situação no mundo, com as coisas fora de campo que o futebol te ensinou.

Coisas fora de campo que o futebol te ensinou – Capitais

Foto de Gabriel Jesus jogando em quito contra o Equador.
Brasil jogando em Quito.

A não ser que você trabalhe com algo que exija esse conhecimento, provavelmente muitas capitais pelo mundo vieram ao seu conhecimento através do futebol. 

Um exemplo simples: nas eliminatórias para a Copa do Mundo, o Brasil joga contra todas as seleções sul-americanas e as mesmas em sua maioria jogam em suas capitais, é natural que você aprenda assistindo a transmissão e isso acontece com o mundo todo.

Será que você lembraria que a capital do Equador é Quito e a da Colômbia é Bogotá, se não fossem os jogos de Libertadores e eliminatórias?  

Coisas fora de campo que o futebol te ensinou – Cultura

Coisas fora de campo que o futebol te ensinou - Homenagens aos soldados durante o Remembrance Day.
Homenagens aos soldados durante o Remembrance Day.


A cultura de certos lugares também vem até nós através do futebol. Na Inglaterra por exemplo, no mês de novembro os times adicionam ao uniforme a figura de uma flor de papoula para homenagear os soldados que lutaram pela Grã-Bretanha na 1ª Guerra Mundial. 

Além disso são feitas homenagens antes de cada partida com minuto de silêncio e a presença de veteranos das forças armadas. As camisas são vendidas e o dinheiro vai para a Legião Real Britânica, instituição que cuida dos ex-combatentes. Como raios você saberia disso se não fosse o narrador contando essas história ao início da partida?

Coisas fora de campo que o futebol te ensinou – Bandeiras

Coisas fora de campo que o futebol te ensinou - fotos de bandeiras

Essa é clássica. Todo fanático por futebol vai conhecer as bandeiras dos países com louvor, pelo menos se for um que apareça no cenário da bola. Seja assistindo Copas do Mundo ou jogando vídeo-game, esse conhecimento fixa. 

Coisas fora de campo que o futebol te ensinou – Independência de países

Coisas fora de campo que o futebol te ensinou - Foto da torcida do Barcelona.

A antiga Checoslováquia hoje em dia são República Tcheca e a Eslováquia. A Iugoslávia se desmembrou e deu origem a países como Croácia, Montenegro, Sérvia, Kosovo, Eslovênia, Macedônia do Norte e Bósnia e Herzegovina.

A Catalunha é uma região da Espanha que luta pela independência. Me convença que você saberia disso se não fossem as Copas do Mundo e os jogos do Barcelona.

Gostou do material?  Compartilhe com seus amigos.

Equipe FCA

Instagram: @FutebolComAmorbr

Twitter: @FutebolComAmor

Facebook: FutebolComAmor

Canal no Youtube: FutebolcomAmorSite

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *