HVV de Haia: O campeão esquecido

HVV de HaiaNão é novidade para ninguém que o Ajax é o clube mais vitorioso da Holanda e um dos mais icônicos do mundo. Se formos apontar quem viria depois, logo colocaríamos PSV Eindhoven e Feyenoord, um degrau abaixo. Esses três formam a santíssima trindade do futebol dos países baixos e não há nenhuma dúvida quanto a isso.

Agora, uma coisa que não é nem um pouco óbvia, e de certa forma chega a ser embasbacante, é imaginar quem seria o quarto maior vencedor de ligas nacionais.

Se eu te falasse que você poderia chutar e ir falando todos os clubes holandeses possíveis até acertar, ainda assim a chance de erro seria alta. 

Seria o AZ Alkmaar? FC Twente? Se você for um fã de futebol mais xiíta, poderia citar o Sparta Rotterdam que, notoriamente, já foi um grande clube no passado.

Não, noniet, nenhuma das opções. A realidade é que, mesmo com 10 campeonatos holandeses e ainda de quebra uma Copa da Holanda, o primeiro mortal após a trinca de colossos, não consegue ser nem o melhor clube de sua cidade, nem está na primeira divisão, nem sequer é profissional mais.

HVV de Haia

O Haagse Voetbal Vereniging ou HVV (bem mais fácil, né…) foi fundado em 1883 como uma extensão do HCC, um clube de críquete. É muito curioso (no mínimo) que uma agremiação que levantou seu último troféu no ano que estourou a Primeira Guerra Mundial, ainda seja a quarta mais bem sucedida na história da liga local.

Bandeira do HVV de Haia
Bandeira do HVV de Haia

Uma tese confirmada com números aponta uma hegemonia possante no pré-guerra e o estabelecimento de apenas três clubes (olha eles aí de novo) capazes de ganhar o campeonato no pós-guerra no país dos moinhos de vento. 

O HVV, situado na cidade de Den Haag, casa do tribunal internacional de Haia, chegou a faturar quatro ligas seguidas, com direito a dobradinha em 1902, faturando a Copa da Holanda. Era um domínio tão assombroso que, em um período de 10 anos, tomou de assalto 7 ligas, mais da metade, o que rendeu frutos para a seleção holandesa, já que entre 1905 e 1933 a agremiação foi a principal fornecedora para a Oranje, um total de 23 atletas cedidos. Inclusive, o esquadrão nacional chegou a jogar duas vezes no estádio do clube, o estádio Diepput.

Tribunal Internacional de Haia.
Tribunal Internacional de Haia.

O Declínio

Quanto à razão de o time ter descido de nível remonta ao início dos anos 20 do século passado quando, enquanto outros clubes estavam entrando na era profissional, o HVV de Haia tinha suas raízes no voluntariado e além disso, muitos de seus jogadores depois de se formarem na universidade deixavam o futebol para exercer seu ofício em tempo integral.

O que o levou a cair vertiginosamente no pós-guerra, sem ganhar mais nada. Seu último suspiro na primeira divisão foi em 1932 e não voltou mais, tendo se tornado amador e, hoje em dia, disputando o equivalente à sétima divisão nacional. Porém, sua história nunca deixará morrer essa linda jornada e alguns fatos interessantes. 

HVV de Aia no ano da sua última participação na 1ª divisão.
HVV de Aia no ano da sua última participação na 1ª divisão.

No ano de seu centenário, a Rainha Juliana concedeu o título de realeza ao clube, adicionando o prefixo Koninklijke (“Real”) por tudo que a instituição fez pelo esporte, também houve uma partida amistosa  para comemorar contra o Ajax que contou com presenças de nada menos do que Frank Rijkaard e Marco van Basten. 

O documento oficializando o título de Real ao HVV de Haia.
O documento oficializando o título de Real ao HVV de Haia.
Amistoso comemorativo do centenário do HVV de Haia frente ao Ajax, em 1983.

Dentre esses feitos, além das conquistas, também salta aos olhos o fato de ser uma das agremiações fundadoras da Real Federação de Futebol dos Países Baixos. Essa mesma instituição, em maio de 2007, autorizou os times do país a colocarem uma estrela dourada em suas camisas por cada 10 ligas conquistadas, fazendo com que o HVV deixasse sua camisa listrada em preto e amarelo, mais linda e cheia de simbolismo.

Camisa com a estrela.
Linda camisa do HVV de Haia

Equipe FCA

Instagram: @FutebolComAmorbr
Twitter: @FutebolComAmor
Facebook: FutebolComAmor
Canal no Youtube: FutebolcomAmorSite

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *